Notícias

Governo instala a 85ª feira da agricultura familiar no Estado

publicado: 13/09/2019 15h44, última modificação: 13/09/2019 16h58
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
empaer feira da agricultura familiar (2).jpg
empaer feira da agricultura familiar (3).jpg
empaer feira da agricultura familiar (4).jpg
empaer feira da agricultura familiar (6).jpg
empaer feira da agricultura familiar 8.jpg
empaer feira da agricultura familiar 9.jpg
empaer feira da agricultura familiar 10.jpg

As 85 feiras da agricultura familiar implantadas na Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), mostram a força vinda do campo, viabilizando a comercialização dos produtos de centenas de agricultores familiares em diversos municípios paraibanos. A observação é do presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, ao destacar o total apoio recebido do Governo do Estado para consolidação desses empreendimentos.

A 85ª feira da agricultura familiar foi instalada em Gurinhém, pertencente à Gerência Regional da Empaer de Itabaiana, região Agropastoril do Baixo Paraíba. Prestigiaram o evento, além do prefeito do município, Claudio Madruga e do padre Severino Ramos Barbalho, diversas autoridades do setor agrícola e representantes de associações, de sindicatos rurais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável CMDRS).

De acordo com o gerente estadual das feiras, Severino Henrique de Lima, a exemplo das demais feiras espalhadas pelo Estado, a de Gurinhém, que é a100º orgânica, tem por objetivo criar espaço favorável de comércio para os agricultores aumentarem a renda familiar e melhorar a qualidade de vida no campo, por meio da produção e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

A feira, localizada nas proximidades da igreja católica local, ocorre às sextas-feiras, a partir das 6 horas da manhã, disponibilizando produtos frescos, totalmente orgânicos e vendidos a preços competitivos ou abaixo dos praticados no mercado. A diversidade de produtos expostos em 10 barracas padronizadas inclui raízes, tubérculos, hortifrutigranjeiros, carnes, aves vivas e abatidas, além de outros da indústria rural como bolos, queijos e doces. As 20 famílias agricultoras contempladas com o empreendimento são das comunidades Pau Ferro da Estação, Manipeba, Uruçu, São José, Arroz, Manecos, Serra do Catolé, e assentamento Nossa Senhora de Nazaré.

Seguindo o calendário de inauguração de feiras da agricultura familiar, a próxima será instalada no dia 28 de setembro, no município de Areia, no Brejo paraibano. A meta da Empaer, até o final do ano, é implantar mais 10 feiras. Os municípios beneficiários serão Cajazeirinhas, Coremas, São José da Lagoa Tapada, São Vicente do Seridó, Santa Helena, e Bayeux.