Empaer firma parceria com Prefeitura de Marizópolis e IFPB e lança projeto de incentivo ao cultivo de mandioca

publicado: 13/02/2023 16h28, última modificação: 13/02/2023 18h06
Maniva3.jpg
maniva2.jpg

Uma parceria que envolve a Prefeitura Municipal de Marizópolis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Instituto Federal da Paraíba-Campus Sousa e a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), implantou o projeto Guardiões da Mandioca, que visa estimular seu cultivo nas várzeas de Sousa.

Nesta semana, o projeto tem continuidade em quatro outras comunidades rurais do município, quando os produtores rurais receberão sementes de maniva de seis variedades. Essa parceria entre as instituições visa fortalecer a agricultura familiar da região, bem como o desenvolvimento sustentável local.

Pela parceria, a assistência técnica fica a cargo da Empaer, que, no primeiro momento, selecionou os produtores, todos que já recebem orientação na produção de suas atividades agrícolas. A proposta do projeto é fortalecer os arranjos produtivos, criar um banco de sementes destas variedades de maniva, doar ao IFPB quando necessário, e multiplicar a cultura com outros agricultores
Dois agricultores foram beneficiados com as variedades Caipira e a BRS 4/399 e nesta semana serão entregues sementes a mais quatro agricultores familiares.

Todo o trabalho, em nível de Empaer, é executado pelo extensionista Hílvaro Marques Moreira, da gerência de Marizópolis, com acompanhamento do gerente regional de Sousa, Assis Bernardino.