Empaer ensina novas tecnologias que ajudam a melhorar a produtividade do milho

publicado: 28/06/2023 17h38, última modificação: 28/06/2023 17h43
Barra de Santana 28-06.jpg
Barra de Santana2 28-06.jpg
WhatsApp Image 2023-06-28 at 17.21.14.jpeg
Sousa2 22-06.jpg
Sousa3 22-06.jpg
sousa4 22-06.jpg

O Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), em parceria com o Programa Prospera, da ONG Global Communities, está realizando rodadas técnicas sobre o cultivo de milho, com foco no manejo para alta produtividade, a fim de possibilitar aos agricultores familiares da Paraíba aumentarem a renda, melhorarem as condições de vida e as comunidades rurais locais. Vários eventos foram realizados e outros estão programados para os próximos meses, em diferentes regiões do Estado.

Nesta quarta-feira (28), aconteceu Rodada Técnica no Sítio Recanto Santana, na propriedade da produtora rural Erika Fernanda Cordeiro, em Barra de Santana, visando tratar do cultivo de milho e manejos para alta produtividade. Os produtores rurais que desejam conhecer o programa e participar dos treinamentos, dias de campo e rodadas técnicas devem buscar informações nas gerências da Empaer em seu município.

Também no dia 22 de junho, no Sítio Riacho Seco, no município de São Francisco, pertencente ao produtor rural Lamartine Eduardo foi realizado Dia de Campo com a mesma finalidade. O evento contou com representantes do Programa Prospera, da gestão municipal e presidentes de Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de vários municípios, agricultores e extensionistas de três gerências regionais da Empaer localizadas nas cidades de Sousa, Catolé do Rocha e Pombal.

O objetivo do programa é a divulgação de conhecimentos e novas tecnologias de produção, com isso fortalecendo a cadeia produtiva do milho. Na Paraíba, o Lavoura Demonstrativa Prospera (LDP) tem se constituído em parceria que contribui para obter avanços na produção por meio de acompanhamento com assistência técnica, manejo adequado do solo e uso de tecnologias corretas.

A exemplo dos outros Estados em que o programa atua, como Ceará, Pernambuco e Alagoas, na Paraíba, o Prospera conta com a parceria da extensão rural praticada pelo Governo do Estado, por meio da Empaer, e vem transformando a realidade socioeconômica de produtores rurais por meio de treinamentos e acesso a técnicas de produção de milho de alto rendimento.

Novos eventos – Segundo a programação do Prospera, de comum acordo com a Empaer, estão previstos para ocorrer mais quatro eventos na Paraíba. No mês de julho acontecerão em Borborema, no dia 27 de julho; em Areia, no dia 28; em Itatuba, dia 25 de agosto e em Jacaraú, dia 26 de agosto.