Empaer e UEPB discutem oferta de cursos técnicos para mulheres e jovens rurais

publicado: 14/08/2024 13h53, última modificação: 14/08/2024 13h53

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e a Universidade Estadual da Paraíba, campus de Lagoa Seca, estão consolidando projeto pioneiro de parceria que visa capacitar mulheres e jovens rurais de diversos municípios paraibanos. O gerente regional da Empaer Campina Grande, Ailton Francisco dos Santos, o assessor de crédito rural Geneilson Evangelista e o professor José Félix Neto se reuniram nessa terça-feira (13), para discutir os detalhes desse trabalho.

Segundo Ailton dos Santos, o objetivo é uma maior participação da mulher agricultora nas atividades rurais geradoras de renda familiar. A parceria também cria oportunidade para a participação de estagiários da UEPB nas unidades operacionais da Empaer. Ficou encaminhada a capacitação para jovens rurais na área de derivados do leite, um curso de oito horas que deverá ser realizado na primeira quinzena de setembro deste ano.

O diretor do campus da UEPB de Lagoa Seca, professor José Neto, garantiu que a instituição está de portas abertas para firmar parceria visando agregar parceiros para capacitar jovens rurais nas áreas técnicas voltadas para o campo. O campus oferece os cursos técnicos em Agropecuária e em Agroindústria, além de curso superior na área de Agronomia. “A proposta é capacitar jovens do campo, teremos mais tecnologia e aumento da produção agropecuária, além de fixar os jovens no campo, e termos sucesso no meio rural”, complementou Neto.

Para Ailton Santos, a Empaer tem um grande poder de mobilização de jovens rurais para conhecer o campus da UEPB de Lagoa Seca, e daí surgindo a possibilidade de participar de curso técnico ou superior nas áreas de ensino ali oferecidos.  “Além de uma visita de intercâmbio ao campus, esse projeto permite que os jovens possam se capacitar em diversas áreas como produção de derivados do leite, caprinocultura, suinocultura, avicultura, produção de cachaça, apicultura, panificação dentre outros”, comentou Ailton.

Os cursos terão duração de oito horas, e acontecerão duas vezes por mês, atendendo os 21 municípios que compõem a Gerência Regional da Empaer de Campina Grande.