Empaer e agricultores de Mari discutem combate à praga da batata-doce

publicado: 30/04/2019 10h32, última modificação: 01/05/2019 13h03
Mari2
mari3

Um seminário realizado pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão e Regularização Fundiária (Empaer), em parceria com a Prefeitura Municipal de Mari, discutiu formas de combate a uma praga que vem prejudicando a produção de batata-doce no município, reduzindo a produtividade do tubérculo na região, uma das principais fontes de renda dos agricultores familiares.

Na ocasião, o pesquisador da Empaer, Elson Soares dos Santos, destacou os avanços em pesquisas para aumentar a produtividade de tubérculos e raízes nos últimos anos. “Essas pesquisas foram realizadas tendo como alvo o melhoramento de culturas como inhame, batata-doce e mandioca, e que estão à disposição dos produtores, mostrando todos os aspectos e vantagens do plantio para a obtenção de uma boa produtividade”, destacou.

O Governo do Estado é parceiro da Prefeitura Municipal de Mari, que desenvolve o Projeto Propriedade Produtiva. Participam do projeto, a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), entre outros parceiros. A finalidade é incrementar a renda dos produtores e agricultores familiares, através da inserção de novas variedades e cultivares de mandioca, batata-doce, arroz, fava, milho e urucum, com a utilização de tecnologias apropriadas, buscando a melhoria da renda das famílias envolvidas e aumento da produção agrícola do município.

A comercialização da produção dessas culturas é feita nas cidades da região, mas são também escoadas para os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os agricultores também vendem seus produtos aos programas institucionais como Programa de Aquisição de Alimento (PAA) e Programação Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Participaram do encontro que discutiu o combate à praga da batata-doce, os técnicos da Empaer Henrique Paz e Raimundo Sucupira (Gerência Operacional Central) e Hercílio Delgado (Gerência Operacional Municipal). Neste encontro, estiveram presentes também agricultores da área em estudo e o secretário Severino Ramos, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário de Mari e outros técnicos do município.