Empaer avalia ações e projeta metas para 2023

publicado: 14/03/2023 11h28, última modificação: 14/03/2023 11h28

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Assistência Técnica e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realizou, entre os dias 28 e 10 de março, uma série de reuniões para discutir e analisar as ações executadas e planejar a programação de 2023.

Como nos anos anteriores, o plano foi elaborado pela Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural, dentro de um processo participativo, envolvendo a Gerência Operacional de Produção Agropecuária e Social, as gerências regionais e operacionais, extensionistas, associações e Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Jefferson Morais, o programa de ações da empresa para este ano consiste em linhas de ação que vão priorizar, entre outras atividades, políticas públicas de apoio à agricultura familiar, programas e projetos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), da Secretaria da Educação Ciência e Tecnologia e da Secretaria de Desenvolvimento Humano.

“Nosso planejamento está alinhado às principais políticas públicas do Estado, que é fortalecer cada vez mais a agricultura familiar com geração de emprego, de renda e de qualidade de vida no campo”, disse.

Entre as ações destacam-se o programa de distribuição de sementes, fortalecimento da cajucultura e dos arranjos produtivos, apoio às agroindústrias e à organização da produção para comercialização institucional dos programas de compras governamentais, como o PNAE, Programa Alimentar Brasil (PAB) e Programa Alimentar Brasil com Doação Simultânea.

Na área de crédito rural orientado, a Empaer deverá preocupar-se também, no exercício de 2023, com a divulgação entre as famílias agricultoras, das diversas linhas de crédito que integram a política de desenvolvimento rural. Nesse sentido, os extensionistas vão discutir e estimular instruções para o uso das linhas de crédito, destacando as suas vantagens em busca das mudanças socioeconômicas da agropecuária paraibana. A meta é atender os 223 municípios, com foco na inovação da agricultura familiar.

Entre as principais instituições parceiras da Empaer para financiamentos de tecnologia e custeio dos agricultores familiares e médios produtores estão o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Sicredi.

registrado em: , ,