Notícias
Emoção marca reencontro da primeira criança nascida no Hospital Geral de Mamanguape com equipe médica
A equipe do Hospital Geral de Mamanguape recebeu uma visita especial, na tarde da última quarta-feira (27): a pequena Mikaely Vitória de Medeiros Ramos, de 4 anos, primeira criança que nasceu na unidade de saúde. Na ocasião, emoção e alegria marcaram todos os presentes, principalmente o médico obstetra responsável pelo parto, Everton Ramalho, que emocionado recepcionou a garotinha.
Mikaely é oriunda do município de Rio Tinto, e nasceu na madrugada de 16 de outubro de 2014, de parto natural, medindo 49cm de altura e pesando 3,1kg. Segundo filho do casal Maria dos Prazeres e Elinaldo da Cunha, 33 e 32 anos, respectivamente, foi a primeira criança dos mais de 6 mil novos cidadãos que tiveram a maternidade do HGM como seu primeiro berço, desde a fundação, em 2014.
Emocionada, a mãe relembrou o nascimento da filha e da grata surpresa de não precisar se arriscar num deslocamento até a capital para ter seu segundo filho. “A maternidade daqui foi uma benção para todos da região. Antes, tínhamos que ir para João Pessoa para termos nossos filhos, e era muito desgastante e até perigoso. Com a chegada do HGM fiquei muito feliz, pois tive aqui todos os cuidados e fui muito bem tratada. O nascimento dela foi muito bonito. Todos receberam minha bebezinha com muito carinho”, ressaltou.
Já o obstetra Everton Ramalho, um dos mais experientes médicos do Estado na área da obstetrícia, emocionado, destacou a gratidão que sentiu nesse reencontro. “Essa foi a experiência mais linda que tive em minha carreira. Na última semana, completei mais um ano de vida, e hoje tive a oportunidade de dar um abraço na primeira menininha que ajudei a nascer nesta maternidade. Foi sem dúvida o maior presente que ganhei. Obrigado, HGM!”, agradeceu.
Na oportunidade, o diretor da unidade de saúde, Reginaldo Lota, presenteou a garotinha em nome de toda a equipe assistencial, e falou da alegria e motivação que esse momento proporcionou aos colaboradores: “Testemunhar essa cena é motivo de alegria e satisfação para todos nós que fazemos o Hospital Geral de Mamanguape. É um sentimento ímpar, pois sempre nos faz lembrar que nosso trabalho aqui é fruto da conquista desses cidadãos de terem seus filhos nascidos na região onde vivem”, disse.
A maternidade do HGM é referência para partos de baixo risco. Só em 2018, foram mais de 1.700 partos, uma média de 146 por mês. Projetos como o Curso para Gestantes, Minha Maternidade, SPA Gestacional, Mamãe Beleza, Primeiro Click, Shantala e a Musicoterapia, fazem parte do trabalho em prol de um atendimento humanizado, ofertando uma atenção toda especial, tanto para mamãe como para o bebê, para que a experiência da chegada da criança seja tranquila, confortável e segura.
Perfil - O Hospital Geral de Mamanguape, construído pelo Governo do Estado da Paraíba, conta com 70 leitos e oferece aos pacientes exames laboratoriais, eletrocardiograma e raio-X. Cerca de 500 profissionais estão envolvidos no funcionamento da unidade, que presta atendimento aos moradores dos municípios que compõem a região do Vale do Mamanguape: Rio Tinto, Pedro Régis, Mamanguape, Baía da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Marcação e Mataraca.