Emater e Anater realizam curso sobre Algodão Agroecológico em Campina Grande

publicado: 05/12/2018 23h00, última modificação: 20/05/2019 15h11

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) e a Agência Nacional de Assistência Técnica de Extensão Rural (Anater) realizam, a partir da próxima segunda-feira (10), curso de capacitação para Cultivo do Algodão Agroecológico no Semiárido, destinado a 38 técnicos que devem se preparar para efetuar o planejamento e o acompanhamento da safra agrícola do algodoeiro em 2019.

O treinamento acontece em Catolé de Boa Vista, distrito de Campina Grande, e tem parceria da Embrapa Algodão e da Indústria têxtil Norfil SA. A programação começa às 8h, logo após a abertura oficial, que será feita pelo diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva. Na ocasião, a consultora Nalfra Batista fará explanação sobre a Anater e a Nova Ater, explicando os aspectos jurídicos, atribuições, gestão, sustentabilidade e comunicação.

À tarde, o palestrante será o coordenador de Operações da Emater, Alexandre Alfredo Soares, que falará sobre o histórico, oportunidades, desafios e metodologias de Ater do projeto. Em seguida, a agrônoma Eliane Cecília de Medeiros abordará o tema de Certificação Orgânica, como pré-posto da Norfil SA, destacando conceito de orgânicos, estruturação de propriedade como organismo agrícola, Adubação, controle de pragas e doenças.

Todas as palestras técnicas, a partir do terceiro dia do curso, que se encerra na próxima sexta-feira (14), vão ser ministradas pelos pesquisadores da Embrapa Algodão.   Entre os temas abordados estão: Inovação, Manejo sustentável dos solos ILPF/PD, Variedades de Algodão, Produção de sementes certificadas, Fisiologia do algodoeiro com manejo em sistema orgânico agroecológico sustentabilidade, Manejo integrado de pragas em sistemas orgânicos, APP sob controle, Colheita, colhedoras e beneficiamento de algodão na agricultura familiar, Manejo dos restos culturais do algodoeiro, e Flambagem da semente de algodão.