Emater conclui mês de eventos dedicados à segurança alimentar

publicado: 05/11/2018 23h00, última modificação: 15/05/2019 11h12
004.jpeg
011.jpg
005.jpeg
021.jpg

Com a realização de 107 eventos em 60 municípios e uma frequência de 3.444 participantes, a Emater-PB, por meio do Núcleo de Extensão Social e os escritórios regionais e locais, realizou, em outubro, o ‘Mês dedicado à segurança alimentar e nutricional’.

A programação aconteceu em comunidades rurais, escolas municipais e estaduais, sede de sindicatos e conselhos municipais de desenvolvimento sustentável, com palestras em escolas, feiras da agricultura familiar, excursões, capacitações, oficinas, exposição, encontros, panfletagem, participação em programas de rádios.

Entre os temas abordados pelas equipes de técnicos da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, estava a importância de produtos da agricultura familiar. Objetivando a formação de grupos de produção para geração de renda, como estímulo ao empreendedorismo foram ministrados cursos e oficinas de fabricação de bolos, doces e licores etc.

Também aconteceram seminários para mostrar a importância de programas de compras governamentais como o Programa Nacional de Alimentação Escola (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras políticas públicas voltadas à segurança alimentar.

A participação de agricultores familiares assistidos pela Emater em espaços de comercialização nas feiras da agricultura familiar, a exemplo da Feira do Produtor da Emater que se realiza toda sexta-feira a partir das 3h manhã, no Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf).

Para melhorar ainda mais a qualidade da alimentação servida nas escolas, foram ministrados cursos de manipulação de alimentos para agricultores e merendeiras, abordando culinária a base de batata doce, macaxeira e doces com frutas. A fabricação de farinha de banana foi outro assunto levado ao conhecimento do público.

A importância de cultivar alimentos orgânicos foi também outro tema constante na programação. A implantação de quintais produtivos como fonte de produção de alimentos saudáveis e destinados à comercialização mereceu atenção dos palestrantes, sendo bastante difundido.

registrado em: , ,