Notícias

Em Patos: paciente toca o ‘sino da cura’ após tratamento no Hospital do Bem

publicado: 23/08/2024 22h53, última modificação: 23/08/2024 22h55
1 | 2
2 | 2
hospital do bem 3.jpg
Maria Eliane e parte da equipe que a tratou no Hospital do Bem de Patos.jpg

Vencer um câncer é um momento importante na vida dos pacientes oncológicos. Em Patos, no Hospital do Bem, unidade do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, que integra a rede do Governo do Estado, a vitória é acompanhada de um gesto importante: ao receber alta, as badaladas do sino instalado na recepção alegram esse momento tão esperado.

Para a aposentada Maria Eliane Sampaio, 67, moradora de Bom Jesus, o ritual foi uma forma de marcar que a saúde venceu a doença, descoberta em 2018. “Eu tinha feito a mamografia e não acusou nada. Foi na ultrassonografia que o nódulo foi percebido. Fiz a biópsia e o resultado foi positivo para câncer de mama”, lembrou.

Um mês depois, ela foi submetida a uma cirurgia para retirar o quadrante e começou as sessões de quimioterapia no Hospital do Bem. Em seguida, foi encaminhada para João Pessoa, para a realização das sessões de radioterapia. Após o tratamento, dona Maria Eliane passou a ser acompanhada com consultas a cada três meses, que depois passaram a ser a cada seis meses até, finalmente, receber a alta médica e a confirmação da cura nessa semana.

“Eu não tenho o que falar do serviço a não ser fazer elogios. A equipe é muito boa, desde os porteiros, maqueiros, médicos, atendentes, enfermeiros, são todos muito acolhedores e excelentes profissionais. O tratamento foi o melhor possível e eu sou muito grata por tudo. Sei que minha cura se deve à toda assistência que recebi durante todo o meu tratamento e também por eu acreditar que superaria tudo isso”, afirmou Maria Eliane.

Ela lembra que, mesmo nos dias mais difíceis das sessões de quimioterapia, quando ela nem sequer tinha vontade de se alimentar, a nutricionista do hospital a abordava querendo saber o que ela gostaria de comer. “Foram tempos desafiadores, mas também de conhecer pessoas maravilhosas. Dr. Thiago, Dra. Nayarah e muitos profissionais que cuidaram de mim ficarão na minha memória com muita gratidão”, contou.

O diretor-geral do Complexo, Francisco Guedes, ressalta a importância do serviço para a região. “É uma assistência importante no Sertão e com o Programa Paraíba Contra o Câncer, esse serviço foi ainda mais ampliado e aprimorado”, destacou o diretor.