Em junho: Interatos tem encontro de palhaças, dança e oficinas

publicado: 30/05/2019 09h05, última modificação: 30/05/2019 09h09
30_05_19 Interatos junho (1).JPG
30_05_19 Interatos junho (2).JPG
30_05_19 Interatos junho (3).jpg
30_05_19 Interatos junho (4).jpg
30_05_19 Interatos junho (5).JPG
30_05_19 Interatos junho (6).jpg
30_05_19 Interatos junho (7).jpg

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, de 1 a 9 de junho, mais uma edição do projeto Interatos - Mostra e Formação Permanente de Teatro, Dança e Circo. A programação do mês tem ações na área de formação e espetáculos em João Pessoa, Campina Grande e Serra da Raiz. Um dos destaques é o espetáculo ‘A notícia’, da Caleidos Cia. de Dança (SP). A apresentação será no Teatro Santa Roza, no Centro da Capital, dia 7, às 20h.

Em cena, o dançarino e ator Nigel Anderson, sob a direção de Isabel Marques e Fábio Brazil. A classificação indicativa é 14 anos. ‘A notícia’ é um solo de dança contra a Homofobia, dentro da linha crítica e social de criações cênicas da Caleidos Cia. de Dança. O acesso à programação é gratuito.

Já na área de circo, a programação contará com o I Encontro de Mulheres Palhaças da Paraíba, no Cine Teatro São José, em Campina Grande. O evento terá como convidada Lily Curcio, do grupo Seres de Luz Teatro (Campinas - SP). Haverá três ações. A primeira será a oficina ‘Várias Couraças e um Nariz’, de 1 a 5 de junho, das 9h às 13h (carga horária de 20 horas, com 16 vagas). Solicitação de ficha para inscrição pode ser feita pelo circo.funesc@gmail.com.

A segunda ação será a demonstração técnica/desmontagem ‘Pedaços de mim’, dia 1 de junho, às 20h. Já a terceira ação será uma Roda de Diálogos com o tema ‘Deusas, Sábias e Palhaças’, atividade programada para o dia 2 de junho, às 16h. No mesmo dia, a quarta atração será a apresentação às 19h30 da “Variété Mulheres Palhaças (PB)”, todas as atrações no Cine Teatro São José, em Campina Grande. Finalizando a parte de circo, a quinta ação será uma intervenção urbana: Nariz na Rua que será realizada pelas ruas da cidade de Campina Grande, a partir das 13h do dia 5. Toda programação circense é gratuita, com classificação livre e aberta para ao público.

Finalizando a programação do mês, o projeto Interatos chega ao município de Serra da Raiz, com a oficina ‘Iluminação Cênica e Bonecos’, da companhia Desacerto. As aulas serão no Museu do Homem Serrano, dias 8 e 9 de junho. A proposta é dividida em duas etapas com duração total de 12 horas. Especificamente, as oficinas são: ‘Poética da Iluminação não convencional’, ministrada por Vinícius Dadamo, e ‘Confecção e Manipulação de Bonecos e seu Potencial Artístico’, ministrada por Caio Ceragioli.

Vinícius Dadamo é iluminador formado pela Escola São Paulo de Teatro e arte-educador formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filh” - Unesp. Já Caio Ceragioli é formado em Licenciatura em Arte-Teatro pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Como artista tem experiência na área de teatro em atuação, confecção e manipulação de bonecos e na área de música como instrumentista (violão e ukulele).

Parcerias e patrocínio - A Fundação Espaço Cultural da Paraíba, com patrocínio do Bradesco realiza, mensalmente, o projeto Interatos, colocando o estado no roteiro das principais produções de teatro, dança e circo do país. O evento conta, ainda, com apoio da PBGás e Hotel Ambassador e tem parceria com o Grupo Lavoura de Teatro. A edição do mês tem, ainda, apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Interatos - Realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba, o ‘Interatos – Mostra e Formação Permanente de Dança’ promove mensalmente apresentações e atividades formativas (oficinas, cursos, debates, rodas de conversa, seminários) com artistas paraibanos, nacionais e internacionais.

Programação:
Circo – I Encontro de Mulheres Palhaças da Paraíba
Circo – Campina Grande

I Encontro de Mulheres Palhaças da Paraíba
De 1 a 5 de junho, das 9h às 13h
Local: Cine Teatro São José

Oficina: Várias Couraças e um Nariz
Dias: 1 a 5
Hora: 9h às 13h
Inscrição (Solicitação de ficha): circo.funesc@gmail.com

Demonstração técnica/desmontagem: Pedaços de mim
Dia: 1

Roda de diálogos: Deusas, Sábias e Palhaças
Dia: 2
Hora: 16h - 18h
Local: Cine Teatro São José / Campina Grande - PB

Apresentação: Variété Mulheres Palhaças (PB)
Dia: 2

Intervenção urbana: Nariz na Rua
Dia: 5
Hora: a partir de 13h
Local: Ruas da cidade de Campina Grande - PB

Dança- João Pessoa
20h – Espetáculo ‘A notícia’
Local: Teatro Santa Roza
Acesso: gratuito

Teatro – Serra da Raiz
Oficina ‘Iluminação Cênica e Bonecos’, da companhia Desacerto.
Dias 8 e 9 de junho, 14h às 17h e das 19h às 22h
Local: Museu do Homem Serrano
Aulas sobre ‘Poética da Iluminação não convencional’, ministrada por Vinícius Dadamo, e ‘Confecção e Manipulação de Bonecos e seu Potencial Artístico’, ministrada por Caio Ceragioli