Notícias

Em João Pessoa: Empasa beneficia agricultores familiares com Galpão de Orgânicos

publicado: 14/12/2018 23h00, última modificação: 16/05/2019 16h46
Foto-portal.jpg

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e a Superintendência da Caixa Econômica Federal na Paraíba assinaram, na quinta-feira (13), o contrato de repasse de recursos para a construção do Galpão de Comercialização de Produtos Orgânicos e Agroecológicos na Central de Abastecimento em João Pessoa. A ação vai beneficiar 30 produtores de 11 municípios da Zona da Mata.

Os recursos no valor de R$ 222,8 mil são oriundos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado.

De acordo com o projeto da Empasa, apresentado na plataforma de convênios do Governo Federal, a Paraíba ocupa a 3ª posição no Nordeste de produtores orgânicos, e a mesorregião paraibana que mais se destaca no estado é o Agreste, com 143 produtores em 19 municípios. O negócio com orgânicos é tão fértil na Paraíba que, atualmente, 37 feiras se tornaram oportunidade para a venda dos produtos.

De acordo com especialistas no assunto, os alimentos orgânicos são cultivados livres de componentes químicos, como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, não oferecendo resíduos desses compostos ao organismo, sendo seguros para saúde. Acredita-se que os alimentos orgânicos, são também, mais nutritivos em relação aos convencionais, pois podem apresentar mais vitaminas e minerais, além de substâncias antioxidantes.

Outra vantagem da agricultura orgânica é a sustentabilidade, pois respeita o solo, água, a fauna e a flora, não afetando o meio ambiente.

Para o presidente da Empasa, José Tavares Sobrinho, o contrato representa a sustentabilidade para a empresa e pessoas que produzem os alimentos. “Para a agricultura, representa a abertura do mercado. Na linha de produção, o gargalo é a comercialização e nós vamos diminuir esse problema, criando mais espaços para a operacionalização dos negócios na agricultura familiar. Até julho do próximo ano, o Galpão de Orgânicos deve entrar em funcionamento”, adiantou.

A supervisora executiva de governo da Caixa Econômica Federal, Ana Trócoli, lembrou da importância em transferir os recursos para uma obra social de um alcance tão grande. “Parabenizo o esforço da Empasa em buscar os recursos, e ficamos felizes em poder efetivar esse tipo de operação”, destacou.