Em edição especial, 'Entrevista Funesc' reúne artistas para falarem sobre a retomada indígena da Paraíba

publicado: 22/04/2021 15h22, última modificação: 22/04/2021 15h22

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) traz, nesta sexta-feira (23), uma edição especial do projeto 'Entrevista Funesc'. Na ocasião, quatro artistas indígenas falarão sobre o processo de retomada de suas raízes na Paraíba. O diálogo, mediado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira, acontece a partir das 19h, no instagram da Fundação (@funescgovpb) e tem como convidados a arte-educadora Ewellyn Lima (Cabedelo); a multiartista nu binary da articulação indígena Kariri Velho PB, Luz Bárbara (João Pessoa); o poeta, produtor e fotógrafo, João Karirí (Seridó); e a indígena Tabajara e professora, Cristina Resende (Cabedelo).

A iniciativa faz parte da programação do 'Aldeia Digital', uma ação da Funesc em alusão ao Dia dos Povos Indígenas (19 de abril) e que visa promover o debate acerca da arte, ciência e direitos dos povos indígenas da Paraíba.

Ewellyn Lima (Cabedelo): Arte-educadora

Artista, arte-educadora, em retomada indígena. Mulher de terreiro, Capoeirista, Compositora. Graduada em licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Paraíba, Criadora - Intérprete do espetáculo de dança Reza. Pesquisadora de algumas tradições populares e da linguagem da videodança, integrante dos grupos de pesquisa Cosmover e Contemdançaz. Atualmente direciona sua pesquisa em dança para a cena contemporânea, relacionando-a a questões performáticas para cena, Dança e Novas Tecnologias e corporeidades da cultura e manifestações populares.

Luz Bárbara (João Pessoa): Multiartista nu binary da Articulação Índígena Kariri Velho PB

Luz Bárbara se identifica trans nu binary. Multiartista Kariri atua em cinema, teatro, performance e poesia. Integra a coletiva Arenga Filmes, o grupo de teatro Nhandereguá e a articulação indígena Kariri Velho PB.

João Karirí (Seridó): Poeta Zuadento/SLAM, Produtor e Fotógrafo

Poeta Zuadento (SLAM), produtor de cultura marginal, design gráfico, seletor na cultura reggae e fotógrafo das paisagens (sub)urbanas e nativas. Poeta de um povo originário do sertão, filho da Nação Karirí, suas falas trazem os debates sobre os diversos momentos de retomada. Usa os versos como caminho para refletir e entender a situação em que foi colocado nesse mundo junto com todo o seu povo. Um olhar pro mundo através das raízes.

Cristina Resende (Cabedelo): Indígena Tabajara e Professora

Artista, Graduada em Dança pela UFPB, pós graduada em metodologia do ensino das artes, professora efetiva da rede de ensino do município de Conde, professora do Projeto Canguru dança para bebês.  Em 2015 se deu início seu processo de descoberta étnica e desde então pesquisa sobre temáticas Indígenas e desenvolvimento infantil a partir do movimento.

Serviço:

Entrevista Funesc “Corpo-Território: Artistas na Retomada Indígena da Paraíba”

Data: 23 de abril

Local: Instagram da Funesc (@funescpbgov)

Mediador: Jãmarrí Nogueira

Entrevistados: Ewellyn Lima (Cabedelo); Kariri Velho PB, Luz Bárbara (João Pessoa); João Karirí (Seridó); Cristina Resende (Cabedelo)