Em Curral Velho: Evento marca Dia Internacional da Mulher Rural

publicado: 22/10/2021 11h40, última modificação: 22/10/2021 13h29
Mulher Rural.jpg

A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap, segue com as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher Rural, celebrado no dia 15 de outubro. Na quinta-feira (21), foi a vez do município de Curral Velho, que integra a gerência regional de Itaporanga, participar da programação. Na ação foram realizadas palestras sobre políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, distribuição de kits de higiene, além de momentos dedicados à cultura, com declamação de poesia e apresentações de artistas locais.

Como todos os anos, o encontro integrou a programação da Empaer para lembrar a data, seguindo orientação do Governo do Estado com todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19, e contou com a participação de parceiros, como a prefeitura local e secretarias, Câmara de Vareadores, e agricultores familiares de várias comunidades rurais.

Na quarta-feira (13),  o presidente da Empaer e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, assinou acordo de cooperação técnica com a Embaixada da Espanha para homenagear as mulheres rurais com o Prêmio Mulheres Rurais - Espanha Reconhece, no Dia Internacional da Mulher, em 8 de Março.

A Embaixada estava representada pela conselheira Maria Elisa Barahona, e a assinatura aconteceu na sede da Empaer, localizada na estrada de Cabedelo, contando também com a presença do secretário de Estado Bivar Duda, da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido do Estado da Paraíba.

Prêmio - Segundo Nivaldo Magalhães, o Prêmio Mulheres Rurais - Espanha Reconhece é uma iniciativa do Escritório de Agricultura da Embaixada da Espanha que tem como objetivo visibilizar as experiências mais relevantes apresentadas pelas mulheres rurais (agricultoras, pescadoras, apicultoras e extrativistas) de maneira coletiva nas suas comunidades.

Ele lembrou que o projeto conta ainda com o apoio do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, a OEI, Asbraer, Rural Commerce e o SESC Departamento Nacional, e é patrocinado pelas empresas espanholas INDRA, MAPFRE, ACCIONA, JOSEP LLORENS e CMR FRUITS.

De acordo com regulamento da premiação, o tema prioritário é a autonomia econômica das mulheres rurais a partir de iniciativas que fortaleçam os sistemas alimentares locais e que contribuam para a geração de renda, cuidado com a preservação da biodiversidade e fomento ao desenvolvimento rural sustentável. As experiências poderão estar relacionadas tanto com a produção (produtos tradicionais, insumos agroecológicos entre outros) quanto com serviços (comércio, distribuição, industrialização, turismo rural, etc).

Serão consideradas as experiências inovadoras que tenham contribuído para a segurança alimentar, redução da pobreza e redução dos efeitos da pandemia na sua vida familiar, organização ou comunidade.

Para formalizar sua inscrição, as organizações ou coletivo de mulheres deverão preencher o formulário online disponível na web: www.premiomulheresrurais.com.br.

As premiações para os três melhores empreendimentos serão:

– 1º Prêmio receberá um montante de R$20.000, destinado a melhorar o empreendimento;

– 2º Prêmio receberá um montante de R$10.000, destinado a melhorar o empreendimento;

– 3º Prêmio receberá um montante de R$5.000, destinado a melhorar o empreendimento.

As inscrições iniciaram no dia 15 de outubro deste ano e vão até a 31 de dezembro de 2022. A premiação ocorrerá no dia 8 de março de 2022, Dia Internacional da Mulher.