Notícias
Em Campina Grande: Vice-Governador visita Ipesq e acompanha confecção de órteses para crianças com microcefalia
O vice-governador Lucas Ribeiro visitou nesta quinta-feira (19) o Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq), em Campina Grande, para acompanhar a ação da Oficina Ortopédica da Funad, que está confeccionando órteses e próteses para crianças com microcefalia atendidas pela instituição. A iniciativa faz parte da programação especial que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Durante a visita, Lucas Ribeiro destacou a importância de ações como essa, que garantem mais conforto e mobilidade às crianças e reforçou o compromisso da gestão com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desses pacientes. "Essas órteses e próteses fazem toda a diferença na vida dessas famílias, dando às crianças mais autonomia no seu dia a dia. O trabalho do Ipesq, em parceria com a Funad, é essencial e mostra o quanto é possível avançar na inclusão", afirmou o vice-governador.
O fisioterapeuta Junio Alves, da Funad, destacou o impacto positivo da ação. "Em dois dias conseguimos atender mais de 50 pacientes, e vamos entregar ainda 30 cadeiras de rodas e 15 cadeiras de banho, totalizando mais de 70 dispositivos nessa etapa. É um trabalho que transforma a vida dessas crianças e de suas famílias", explicou.
Jucilucia Barros de Lima, mãe de Cauã Fabrício, uma das crianças atendidas na instituição, agradeceu o apoio que o Governo tem dado ao Ipesq. "Eu falo em nome de todas as mães, somos gratas pelo aporte do Governo e pedimos que sempre olhem por nós, porque isso faz muita diferença. Nossos filhos estão crescendo, e eu falo em nome do meu filho, já que ele não sabe agradecer, pra lembrar que a gente precisa desse cuidado", disse emocionada.
O Ipesq, que é referência no atendimento a crianças com microcefalia, também conta com o apoio do Governo do Estado por meio de um convênio firmado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano. A subvenção auxilia nas pesquisas em andamento e no desenvolvimento de novas tecnologias que beneficiam diretamente os pacientes.
"Esse apoio financeiro do Governo permite que a gente siga avançando nas pesquisas e melhore continuamente o atendimento, impactando diretamente a vida das crianças e de suas famílias", destacou o diretor administrativo do Ipesq, Romero Moreira.