Notícias
Em Campina Grande: evento promove ‘Manhã da Literatura’ neste sábado (18)
A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em parceria com a União Brasileira dos Escritores (UBE) e Academia de Letras de Campina Grande (ALCG), realiza neste sábado (18), às 9h30, no Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande, a ‘Manhã da Literatura’, que vai contar com lançamentos dos livros Memórias A União e Paraíba na Literatura V, pela Editora a União, e 13 obras de escritores da UBE.
O primeiro volume de Memórias A União reúne entrevistas audiovisuais editadas em formato de livro nas quais se resgatou uma parte da história da imprensa paraibana, por meio das narrativas de quem já passou pelas cadeiras do jornal A União, entre jornalistas, editores e gráficos. Considerando que o jornal tem 131 anos de existência, são muitas as histórias e experiências relatadas por profissionais que trabalharam em diversos setores e períodos. Entre os nomes entrevistados estão Gonzaga Rodrigues, Carlos Vieira, Ramalho Leite, Rubéns Nóbrega, Cleane Costa, Rui leitão, Agnaldo Almeida, Gisa Veiga, Maria do Socorro, Luis Carlos Sousa, entre outros.
Na quinta edição da coleção Paraíba na Literatura, temos perfis biográficos de mais de 20 personalidades literárias do estado de diversas épocas. Entre os jornalistas, cronistas, cordelistas, romancistas, poetas e contistas temos nomes de destaque mais recente como Débora Gil, Thiago Germano, Nelson Barros e Antônio Mariano; e outros com mais tempo de atuação como Águia Mendes, Amador Ribeiro Neto, Ipojuca Pontes, João Batista de Brito, Vitória Lima, Ramalho Leite, José Camelo, Marineuma de Oliveira, Socorro Aragão e Mercedes Cavalcanti. Além de nomes que não podem ser esquecidos, como Edson Régis, Dôra Limeira, Martinho Moreira Franco, José Vieira, Deusdedit Leitão e Otacílio Batista.
No texto de apresentação do Paraíba na Literatura V, o governador João Azevêdo destaca também os que produziram os textos sobre essas personalidades. “Do outro lado temos os perfiladores e a lista é, mais uma vez, da melhor qualidade, com Sérgio de Castro Pinto, Carlos Pereira, André Cananéa, Germano Romero, Paulo Melo, Merlânio Maia, Hélder Moura, Sandra Raquew, Ana Isabel Souza Leão, Guilherme Delgado, Rinaldo de Fernandes, Waldir Porfírio, José Nunes, Regina Behar, Aglaê Fernandes, Expedito Ferraz, Maria Vilani, Vicente Barbosa, Flávio Ramalho e Genilda Azerêdo, aos quais agradecemos pela grande contribuição que dão a essa publicação”.
Em Campina Grande - O evento itinerante da EPC tem como objetivo promover a literatura paraibana com ações de interiorização da Editora A União, uma forma de aproximar público de escritores paraibanos e suas produções.
O evento vai contar com outros lançamentos de livros de diversos escritores paraibanos: Amira Rose Medeiros (A ruivinha do sinal vermelho); Neide Medeiros (Literatura paraibana em cena); Luiz Augusto Paiva (Memórias indecentes); José Nunes (A musa do entardecer); Cibele Laurentino (Eu inútil); Marineuma de Oliveira (Da flor do olhar); Gilmar Leite (Na sombra de Augusto dos Anjos); Ezilda Melo (Em terra seca nasce flor); Lucas Arroxelas (Quadro crônico); Rony Santos ((Rê)verso da palavra); Francisca Vânia Nóbrega (Anayde Beiriz: Rememorando a vida e a história); Aroaldo Maia (Flutuador) e Norma Alves Ferreira (Festa das Traças).
Serviço
Data: 18/05/24
Hora: 9h30
Local: Museu dos Três Pandeiros - R. Dr. Severino Cruz, s/n - Centro, Campina Grande-PB.