Em Brasília: Encontro discute destinação de recursos para estados

publicado: 19/03/2019 10h44, última modificação: 19/03/2019 10h44

O secretário executivo da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Lamark Victor Donato, está participando da LXXII Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, em Brasília (DF). O encontro, que acontece no Centro Integrado de Operações, começou nesta segunda-feira (18) e segue até a quarta-feira (20) e tem como objetivo discutir o orçamento e destinação dos recursos do Governo Federal para os estados.

Os trabalhos desta segunda-feira foram abertos pelo secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo. Em seguida, foram realizadas exposições de representantes regionais que falaram sobre a adequação do orçamento de 2019 do Fundo Nacional de Segurança Pública, as expectativas de arrecadação apresentadas no ano de 2018, a definição dos critérios de distribuição dos recursos da parte dos estados no Fundo Nacional de Segurança Pública e a participação do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) nos programas de políticas públicas.

“Dentre os diversos temas discutidos, destacamos a distribuição de recursos oriundos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), através do Fundo Nacional de Segurança Pública, para todos os estados da federação. O resultado dos apontamentos levantados pelos secretários foram recepcionados para a construção dos critérios e percentuais que serão publicados pelo Ministério da Justiça e Segurança no mês de abril, em uma portaria, a qual norteará a utilização dos recursos por todos os estados”, relatou o secretário paraibano, Lamark Donato, sobre o primeiro dia de evento.

Nesta terça-feira, os secretários de Segurança vão se reunir no Centro Internacional de Convenções do Brasil, localizado na Asa Sul em Brasília (DF). As atividades serão abertas às 9h e seguem até as 20h, com painéis temáticos e feira de exposição, talk show com Rossandro Klinjey e convidados sobre a ética no combate à corrupção. Na quarta-feira o evento será encerrado com apresentações de painéis temáticos e feira de exposição.