Egressos do sistema prisional paraibano agradecem apoio para retorno ao mercado de trabalho

publicado: 26/08/2021 16h28, última modificação: 26/08/2021 16h28
a0b4ec20-dcc0-462f-9c20-88149544bf7e.jpeg

A falta de oportunidade no mercado de trabalho é um dos problemas mais enfrentados pelos egressos do sistema prisional,  realidade que foi agravada pela pandemia. Na Paraíba, o Governo do Estado vem, desde a inauguração do Escritório Social, em agosto do ano passado, mudando a vida dessa população. São encaminhamentos para vagas de empregos e suporte em questões trabalhistas que visam à reintegração social, a garantia de direitos e a redução da criminalidade. Quem buscou o serviço elogia o atendimento e agradece o apoio para o reinício da vida profissional.

O Escritório Social é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça da Paraíba. Sua gestão compartilhada articula   as Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, da Administração Penitenciária, da Mulher e da Diversidade Humana, e ainda, o Tribunal de Justiça da Paraíba.

Em um ano de funcionamento, o equipamento realizou mais de 400 atendimentos, dentre eles, o encaminhamento de pessoas que estão nos regimes semiaberto, aberto, livramento condicional, e aquelas que já tiveram suas penas extintas para vagas de emprego formal.

C. S., homem, foi atendido pelo serviço e relata: “O Escritório Social foi a única forma que eu encontrei para arrumar um trabalho e deixar aquela vida. É um projeto muito importante, e eu só tenho a agradecer à equipe. O atendimento é nota 10 e as pessoas que estão lá hoje são super atenciosas. Onde eu encontro colegas daquele lugar onde eu estava, eu digo para eles procurarem o Escritório Social porque lá é um lugar que ajuda a renovar a vida. Eu quero que esse projeto cresça e atenda em outras cidades. Hoje, o Escritório Social é uma casa, quando eu posso, eu passo por lá e sou sempre acolhido de braços abertos. Posso dizer que são amizades que eu fiz, não quero esquecer e nem deixar a desejar com eles”.

Já L. R., mulher, procurou o Escritório social para se reinserir no mercado de trabalho e ter crescimento profissional. “Sei que a reinserção no mercado de trabalho é muito difícil quando se é apenado. O projeto do Escritório Social é impactante e nos auxilia no recomeço.  Ele me trouxe um sentimento de inclusão, me fez pertencer novamente à sociedade e despertou em mim valores que tinha abandonado. Emocionalmente e espiritualmente me sinto renovada”, comemora.

L. S. F., mulher, comemorou o serviço que a ajudou. “Ainda bem que ele existe! Nós que somos ex-presidiários, eu não tenho vergonha de dizer, precisamos de muita ajuda. Eu procurei o Escritório Social porque estava passando uma situação muito difícil. Eu trabalhava em um lugar e quando adoeci, eles retiraram meu dinheiro. A equipe do escritório social me ajudou bastante”.

Reuniões periódicas com os Sines estadual e municipal garantem o fluxo e a efetivação dos encaminhamentos. Convênios estabelecidos com Secretarias de Governo também asseguram vagas de trabalho. O programa Empreender Mulher – Reintegração Social, que conta com o Escritório Social para sua execução, libera linha de crédito para que mulheres dos regimes semiabertos, aberto, livramento condicional e egressas do sistema prisional da Paraíba iniciem seu próprio negócio e tenham sua renda garantida.

A gerente executiva do Escritório Social, Anna Paula Batista dos Santos, destaca a importância do Escritório Social da Paraíba para efetivação da política pública de atenção às pessoas egressas do Sistema Prisional e seus familiares. “Temos agido no sentido de promover acesso aos direitos sociais e viabilizar reinserção social, e nesse sentido, temos percebido o significativo impacto positivo na vida das pessoas acompanhadas pelo serviço. Antes esse público ficava completamente desassistido no seu retorno à sociedade, e hoje, encontram no Escritório Social esse lugar de apoio e acolhimento. Por isso, enxergamos a necessidade de fortalecer e dar continuidade a esse serviço que tem sido essencial na vida dessa população”, reforça a gerente.

O Escritório Social está localizado na Rua Diogo Velho, 180, Centro, João Pessoa/PB e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h,

Outros serviços – O Escritório Social foi inaugurado na Paraíba, em 28 de agosto de 2020. No detalhamento dos atendimentos estão a realização de entrevistas e escuta qualificada; encaminhamento e acompanhamento dos egressos e seus familiares para rede de serviços intersetoriais para viabilização de direitos; encaminhamento para emissão de documentação civil, via Programa Cidadão;  para os Cras, Creas, Caps, Conselhos Tutelares, Centros de Cidadania LGBT, Centros Pops, Cehap, ParaíbaTec, Centro de Referência da Mulher, Equipes de Saúde das Unidades Prisionais, Vara de Execução Penais - Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público.