Notícias

Educação divulga vencedores do Desafio Celso Furtado e anuncia programa para incentivar desenvolvimento nas escolas

publicado: 23/04/2021 11h23, última modificação: 23/04/2021 11h23

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB) realizou uma transmissão ao vivo, nessa quinta-feira (22), para divulgar os vencedores do Desafio Celso Furtado, que teve por objetivo aproximar os estudantes matriculados na Rede Estadual de Ensino da vida e obra de Celso Furtado, buscando estimular o interesse por elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira.

Para isso, esses princípios foram utilizados como base para promover reflexões sobre o contexto em que se encontra cada unidade escolar, identificando problemáticas e propondo soluções. Ao todo, foram investidos mais de R$ 155 mil em bolsas de iniciação científica e bolsas-auxílio para orientações e formações.

O governador do estado, João Azevêdo, enviou um vídeo que foi exibido na live e parabenizou as equipes que participaram do Desafio. “Quero parabenizar todos os envolvidos neste Desafio, que supera as dificuldades impostas pela pandemia, nos permitindo chegar até aqui com mais essa ação exitosa. Tenho certeza que todos tiveram uma visão mais aprofundada sobre o Desenvolvimento Regional Sustentável e os desafios para o crescimento do Nordeste neste contexto”, comentou o governador.

Programa Celso Furtado - Durante a transmissão, o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Cláudio Furtado, anunciou que o desafio acontecerá regularmente a partir do ano que vem, tornando-se um programa anual da Rede Estadual de Ensino.

“Queremos agradecer a toda a Rede Estadual de Ensino, e a todos que trabalharam junto às equipes. Temos a certeza que esse Desafio vai ficar marcado na vida desses estudantes. O objetivo era pegar as ideias de Celso Furtado, juntamente com os objetivos para o Desenvolvimento Regional Sustentável, e fazer com que as escolas pudessem pensar nos problemas de suas comunidades e propor soluções. O desafio veio para ficar na Rede Estadual de Ensino como um programa anual com o pensamento de engajar cada vez mais estudantes para resolver os problemas da sociedade e levar conhecimento para toda a vida”, concluiu o secretário.

Trilhas do Conhecimento - O desafio foi desenvolvido em duas etapas: etapa escolar e etapa estadual, considerando diferentes atividades a serem realizadas. Para o desenvolvimento das etapas, foram traçadas Trilhas de Conhecimento, que permitiram aos estudantes e professores observar a realidade e propor soluções para problemáticas locais, conectando o pensamento de Celso Furtado à Agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). As trilhas em que os alunos se basearam foram: ‘Bem estar socioambiental', ‘Desenvolvimento regional sustentável’ e ‘Instituições eficazes’.

Premiação - Os alunos e professores que venceram cada Trilha do Conhecimento receberão uma bolsa de iniciação científica a ser implementada em cooperação com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq/PB), durante o prazo de 12 meses, no valor de R$ 400,00 para os estudantes; e R$ 600,00 para os professores orientadores.

Vencedores

Trilha 01 - Bem-estar socioambiental 

Classificação 

Equipe Escola GRE

1º lugar 

TPN em ação - 

EEEFM Dr. Trajano 

13ª

Pires da Nóbrega 

trabalhe, pense e 

inove 

2º lugar 

Bem viver ECIT Alcides Bezerra 3ª

 

Trilha 02 - Desenvolvimento Regional Sustentável 

Classificação 

Equipe 

Escola GRE

1º lugar 

Os Sapiens 

ECIT Francisca 

Martiniano da 

Rocha 

2º lugar 

HL Sustentável 

EEEFM Senador 

Humberto Lucena 

 

Trilha 03 - Instituições Eficazes

Classificação 

Equipe 

Escola GRE

1º lugar 

Trilhando o caminho da sabedoria

ECIT João Úrsulo 12ª

2º lugar 

Arte, ação e solução 

ECIT Alice Carneiro 1ª