Notícias

Educação ambiental forma multiplicadores em prol do meio ambiente no litoral paraibano

publicado: 30/01/2018 23h00, última modificação: 07/06/2019 11h39
1 | 2
2 | 2
IMG_70021.jpg
IMG_7020 (1).jpg

“Manter a praia limpa e descartar o próprio lixo em locais adequados ou até mesmo levar para casa, é o mínimo que podemos fazer para ajudar na preservação do meio ambiente”, destacou a assistente social Maria de Fátima, na última ação de conscientização do Projeto Praia Limpa, na praia de Tabatinga, no município do Conde.

Cerca de quatro mil pessoas já foram beneficiadas e sensibilizadas a respeito da preservação ambiental nas praias do litoral paraibano. Desde o inicio do mês de janeiro, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), vem desenvolvendo atividades de conscientizar comerciantes, ambulantes e banhistas sobre os impactos que os resíduos sólidos podem ocasionar no ecossistema marinho e os malefícios da poluição sonora para homem e meio ambiente. A ação faz parte do Projeto Praia Limpa desenvolvida pela autarquia há três anos.

Durante as ações, estão sendo realizadas gincanas, distribuição de materiais educativos e atividades que abrangem a temática de educação ambiental. A colaboração do público tem alcançado as expectativas dos educadores ambientais, a professora Vilma Vieira que visita João Pessoa pela primeira vez, parabeniza o trabalho da equipe: “A Sudema está de parabéns. É importante manter a natureza viva, temos que preservar, pois a limpeza é primordial para as próximas gerações poderem usufruir dos recursos naturais” ressaltou.

Já o catador de matérias recicláveis, Evandro Tavares, que trabalha todos os dias em praia Bela, falou sobre a importância do projeto e se diz um multiplicador da causa. “Entrego sacolas para os banhistas e falo sobre a importância de recolher o próprio lixo, que além de contribuir com a limpeza da praia, facilita e ajuda no meu trabalho”, explicou.

A coordenadora da Ceda Taciana Wanderley acredita que só por meio da educação podemos transformar pessoas e torná-las multiplicadoras ativas das causas ambientais. “Ficamos felizes com a recepção dos comerciantes e banhistas nas praias, o trabalho vem dando bons frutos. Percebemos mudanças no comportamento das pessoas que a cada dia vem se conscientizando sobre o descarte adequado dos seus resíduos”, pontuou.

O Projeto Praia Limpa continua até o dia 9 de fevereiro, e até agora sete praias foram contempladas com as ações de educação ambiental. Em João Pessoa, as praias beneficiadas foram Bessa e Gramame. Já no município do Conde, os visitantes das praias de Tabatinga e Tambaba foram os favorecidos com o projeto. A equipe também esteve em praias de Cabedelo. Já em Pitimbu, a ação de conscientização foi na praia Bela. No município de Mataraca, os banhistas e comerciantes da Barra de Camaratuba foram sensibilizados acerca da preservação do ecossistema marinho.

Coordenadoria de Educação Ambiental – A Ceda têm como objetivos planejar, executar, coordenar e avaliar as atividades educativas e informativas da política ambiental do Estado, junto aos órgãos governamentais, não governamentais e a população em geral. Despertando o interesse e envolvimento para com as questões ambientais, dentro de uma visão política, social, econômica e cultural, que leve à melhoria da qualidade de vida. Informações sobre solicitação de oficinas podem ser obtidas pelo telefone:  3221-9686.