Educação Ambiental da Sudema leva brincadeiras e brinquedos sustentáveis para crianças internas

publicado: 11/10/2018 00h00, última modificação: 08/05/2019 10h56
20181010_145928.jpg
20181010_145024.jpg
20181010_144626.jpg

Sorrisos, brincadeiras e educação ambiental foram os pilares da ação desenvolvida, na tarde desta quarta- feira(10), pela Superintendência Administração do Meio Ambiente( Sudema) com as crianças internas no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.Na ocasião, os educadores ambientais da autarquia utilizaram as brincadeiras lúdicas e pinturas para conversar com os pais e crianças sobre sustentabilidade e a preservação ambiental. Além desta atividade, a autarquia fez uma doação para a brinquedoteca da unidade de saúde  de brinquedos, pufes fabricados com materiais pets, utensílios escolares, livros infantis, entre outros produtos.

O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho destacou os propósitos da atividade dentro do complexo hospitalar. “Estou muito feliz pelo trabalho, pois conseguimos aliar os cuidados com a saúde ao meio ambiente. Nossa equipe veio aqui trazer um pouco de conforto e ludicidade para essas crianças  que vêm enfrentando a hospitalização tão  cedo, mas aproveitamos também para dialogar com elas e seus parentes como também com  profissionais de saúde sobre a importância dos atos de sustentabilidade, em prol do meio ambiente”, explicou.

De acordo com a coordenadora do setor da Educação Ambiental da autarquia, Taciana Wanderley, todas ações desenvolvidas na semana das crianças tem propósitos de formar multiplicadores das questões ambientais .“Por meio das atividades lúdicas, tentamos  mostrar as crianças sobre a importância da preservação ambiental  para que elas transformem-se em multiplicadoras das causas ambientais. Serão elas que  herdarão esse planeta e acreditamos que  com a educação agirão diferente, no que diz respeito aos cuidados com o  meio ambiente”, ressaltou.

Já a representante do Grupo de Trabalho em Humanização (GTH) do Hospital de Emergência e Trauma, Joceane Gomes, agradeceu a parceria e falou sobre a relevância  da ação para as crianças. “Em princípio gostaria de agradecer à Sudema pela parceria e parabenizar a equipe presente pela iniciativa de trazer um momento de alegria e diversão com a criançada abordando uma temática tão importante que é a preservação ambiental. Momentos como estes de ludicidade resgatam a esperança de quem  encontra-se fragilizado pela hospitalização”, observou.

A ação realizada no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena fez parte das atividades alusivas às comemorações do Dia das Crianças promovidas pela Sudema e que terão continuidade nesta sexta- feira (12)  das 13h às 16h, no Jardim Botânico Benjamin Maranhão. Na oportunidade a criançada poderá  participar de oficinas, trilhas,  cineminha , atividades educativas e  brincadeiras tradicionais. A atividade é aberta ao público e gratuita. Lembrando que,  para  realizar  as  trilhas, as crianças devem estar  acompanhadas por um  adulto ou responsável, e que ambos usem calça comprida e sapato fechado.