Editora A União lança livro sobre Maestro Chiquito no Festival Internacional de Música de Campina

publicado: 13/07/2023 15h55, última modificação: 13/07/2023 15h55

O livro Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons, escrito pelo jornalista e músico Adeildo Vieira, que leva o selo da Editora A União, da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), será lançado no XIV Festival Internacional de Música de Campina Grande, neste domingo (16), às 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral. A noite vai contar com apresentação da Orquestra da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), que será regida pelo Maestro Chiquito, da qual também é arranjador.

A publicação é um livro-reportagem fruto de pesquisa acadêmica realizada pelo autor para o Mestrado em Jornalismo, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Adeildo Vieira narra a trajetória do consagrado músico, arranjador e compositor paraibano Francisco Fernandes Filho, o Maestro Chiquito, com fidelidade aos relatos dos entrevistados e, por vezes, usando linguagem poética.

O autor destaca a formação de Chiquito nas vivências culturais e musicais desde criança, em Santa Luzia (PB), cidade natal do músico, com suas bandas de baile e cocos de roda, passando pela graduação em Música, na UFPB, com habilitação em trompete, a criação da orquestra Metalúrgica Filipéia e seguindo adiante por todo seu caminho profissional.

Publicado no final de 2022, o livro já teve lançamentos em Santa Luzia e João Pessoa. O último que ocorreu em João Pessoa, na Livraria A União, em abril deste ano, contou com apresentação especial da Metalúrgica Filipéia, equipamento cultural com 39 anos, importante para a formação de músicos no estado, pelo qual passaram mais de 300. A apresentação foi um momento histórico, que reuniu músicos que não tocavam juntos há anos, muitos deles que participaram da fundação da orquestra.

Maestro Chiquito: o metalúrgico dos sons também está disponível no site da Livraria A União https://livrariaauniao.pb.gov.br/epc_livraria/loja/, e na loja física, localizada no térreo do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa.