Notícias
Edição de abril do Correio das Artes destaca o cantor e compositor Zé Marcolino
O autor do clássico xote ‘Numa sala de reboco’, o cantor e compositor paraibano de Sumé, Zé Marcolino, homenageado do 7º Festival de Música da Paraíba, é a capa da edição de abril do Correio das Artes, suplemento literário do Jornal A União. Cátia de França, cantora e compositora também homenageada pelo festival, é, igualmente, tema de reportagens da edição. As eliminatórias do festival acontecerão dias 31 de maio e 1 de junho, em Sumé, e a final no dia 8 de junho, quando Cátia de França subirá ao palco.
Na matéria de capa é abordada a trajetória de Zé Marcolino, que morreu em 1987, mas deixou um legado de repercussão nacional que é comentado por músicos, jornalistas e pela filha do artista, Fátima Marcolino. Já Cátia de França fala sobre suas passagens pelos festivais nordestinos e sobre o seu novo disco, ‘No Rastro da Catarina’, com 12 faixas escritas por ela ao longo dos últimos 60 anos.
Também integram esta edição resenha do historiador campinense Bruno Gaudêncio, que avalia o livro que narra a presença da Editora Alfa-ômega no contexto da ditadura militar; e coluna de Hildeberto Barbosa Filho sobre o livro ‘Paraíba e seus problemas’, de José Américo de Almeida, reeditado com um volume que reúne a fortuna crítica da obra.
A professora da UERN Ana Monique Moura mergulha nas obras ‘Catatau’, de Paulo Leminsk, e ‘Descartes na Capitania da Parayba’, de José Flávio da Silva, para refletir sobre o filósofo francês René Descartes. Tem ainda depoimento do escritor José Marques Sarmento ao poeta Sérgio de Castro Pinto, relembrando sua trajetória de Sousa a São Paulo.
Outro destaque da edição é o texto do professor da UFPB Artur Maia, que traduz a essência do disco ‘Sobrevivendo no inferno’, os Racionais MC’s, um marco da música brasileira.
O exemplar do Correio das Artes de abril foi distribuído encartado no jornal A União desse domingo (28) para assinantes. Está disponível nas bancas, representantes, e na Livraria A União, localizada no térreo do Espaço Cultural, em João Pessoa, a R$ 15,00.