Notícias

Doação de múltiplos órgãos no Trauma de Campina Grande transformará a vida de cinco paraibanos

publicado: 02/02/2022 15h00, última modificação: 02/02/2022 15h03
1 | 3
2 | 3
3 | 3
IMG-20220202-WA0026.jpg
IMG-20220202-WA0027.jpg
IMG-20220202-WA0021.jpg

Cinco paraibanos estão deixando a fila de espera por um órgão, graças ao ‘sim’ de uma família. Mesmo em meio a dor de ter perdido um filho, os pais de um jovem de 27 anos autorizaram a doação de múltiplos órgãos. “Era uma vontade minha e dele também, então eu não pensei duas vezes, para que outras pessoas vivam com um pedacinho dele, e aproveitem ao máximo a vida. Se puderem fazer, façam,” disse o pai.

A doação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (2), no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, onde o rapaz, vítima de um acidente de moto, estava internado desde a noite da última sexta-feira, 28 de janeiro. Essa foi a primeira doação do ano registrada na unidade.

Com a morte encefálica confirmada, por meio de exames clínicos e de imagem, realizados em momentos distintos, a família foi comunicada e resolveu doar os órgãos. “É um trabalho de grande seriedade feito por toda a equipe da Central. O protocolo é rigoroso e é feito por três médicos diferentes, com todo o respaldo do CRM.  São feitos dois exames clínicos e um de imagem para ter certeza que não há mais fluxo sanguíneo, e sendo assim é um caso irreversível,” explica a coordenadora de enfermagem do Núcleo de Captação da Central em Campina Grande, Juliana Alves.

Foram doados fígado, rins e córneas. E antes da cirurgia de retirada, foi feito um momento de homenagem ao doador e família, com o cortejo da vida. Passando por um corredor humano, o doador foi levado para o bloco cirúrgico sob aplausos.

Todos os órgãos foram destinados para receptores paraibanos. O fígado foi para um homem de 61 anos, o rim direito para uma mulher de 39 anos e o rim esquerdo foi implantado em um homem de 41 anos. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos para posterior transplante.

“Sem doação, não existe transplante. Por isso somos imensamente gratos às famílias doadoras por um gesto tão grande de amor ao próximo, mesmo sem saber quem vai receber os órgãos doados,” diz a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Atualmente na Paraíba 309 pessoas aguardam uma córnea, quatro esperam um coração, 15 um fígado e 187 um rim. Este ano foram realizados até agora 21 transplantes no Estado, sendo 14 de córneas, um de coração, quatro de rim, e dois de fígado.

 

Serviço - A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).