Notícias

Dirigentes do Banco Mundial acompanham avanços do PB Rural Sustentável

publicado: 26/11/2022 09h57, última modificação: 26/11/2022 09h57

O Banco Mundial realizará mais uma missão para acompanhar os avanços do PB Rural Sustentável. Anna Wellenstein, diretora regional para a América Latina e Caribe, e Johannes Zutt, diretor para o Brasil, estarão na Paraíba pela primeira vez, a partir de segunda-feira (28) até 1º de dezembro e farão o trabalho conjunto com o gerente do Projeto para a Paraíba, Leonardo Bichara Rocha, e oito especialistas sêniores do Bird. 

O coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, gerentes e técnicos acompanharão a Missão nas visitas de campo às obras e projetos implantados em comunidades rurais beneficiadas. Ao retornarem, os diretores do BM ainda terão audiência com o governador João Azevêdo.

Perfil dos diretores - Anna Wellenstein é Diretora Regional para a América Latina e Caribe no Grupo de Prática de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial. Wellenstein é responsável pelos portfólios de agricultura, clima, gestão de risco de desastres, meio ambiente, terra, social, urbano e água do Banco Mundial na região.    

Wellenstein tem mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento urbano e infraestrutura. Ela liderou esforços para projetar e financiar investimentos, facilitar reformas políticas e desenvolver capacidade para ajudar os países em desenvolvimento a reduzir a pobreza e aumentar a equidade. 

Anna foi responsável pela supervisão técnica de novos projetos financiados pelo Banco Mundial, pela qualidade do portfólio de projetos em andamento e pelo estabelecimento de estratégias setoriais e nacionais. E desenvolveu fortes parcerias com governos em países que variam de grandes rendas médias a pequenos estados insulares, bem como agências de desenvolvimento e universidades.

Johannes Zutt, é o Country Director para o Brasil do Banco Mundial. Ele assumiu o cargo em agosto de 2022. Zutt, de nacionalidade holandesa, ingressou no Banco Mundial em 1999. Desde então, assumiu cargos de crescente responsabilidade. Ele tem bacharelado e mestrado em Filosofia pela Universidade de Toronto, é formado em Direito pela Universidade de Harvard e possui doutorado em Filosofia pela Universidade de Oxford.

Antes de seu papel como Diretor Nacional do Brasil, ele foi Diretor de Estratégia, Resultados, Risco e Aprendizagem na Vice-Presidência de Políticas Operacionais e Serviços Nacionais (OPCS) no Banco Mundial. Esta é a quarta atribuição de Zutt como Diretor Nacional. Em janeiro de 2009, foi nomeado Diretor do Banco Mundial para Comores, Eritreia, Quênia, Ruanda, Seychelles e Somália. Em maio de 2013, foi transferido para ser o Diretor de País para Bangladesh e Nepal e, em julho de 2014, o Butão foi adicionado ao seu portfólio. Então, em novembro de 2015, ele foi transferido novamente para ser o Diretor Nacional de Türkiye. 

PB Rural Sustentável – A meta do Governo do Estado com o PB Rural Sustentável é reduzir a vulnerabilidade agroclimática, com a introdução e disseminação de tecnologias e práticas agropecuárias melhoradas e adaptadas às condições climáticas da região semiárida, além de atender aos regulamentos socioambientais. Com isso, o programa busca auxiliar os pequenos agricultores familiares para que mantenham atividade produtiva durante todo o ano, propiciando uma melhor convivência nas estações de escassez de água. O objetivo é evitar o êxodo rural e dar dignidade, conforto e segurança para o homem do campo.

As ações do PB Rural Sustentável são executadas pelo Projeto Cooperar com investimentos do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial, beneficiando 44,6 mil famílias de áreas rurais. Suas linhas de atuação são acesso á água,redução da vulnerabilidade agroclimática e acesso a mercado