Notícias
Dia das Mães: Hemocentro homenageia mulheres e incentiva doação feminina
Com o tema “Mães que doam sangue têm o dom de gerar e salvar vidas”, o Hemocentro da Paraíba realizou, na manhã desta sexta-feira (10), uma homenagem às mulheres doadoras. A ação fez parte das comemorações alusivas ao Dia das Mães e teve o objetivo de incentivar o a doação feminina.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Ações do Hemocentro da Paraíba, Elaine Santana, a meta é elevar o percentual de mulheres doadoras e atingir a marca de 30%, conforme orienta o Ministério da Saúde. “De janeiro até dezembro de 2018, 27% das pessoas que doaram sangue no Hemocentro eram mulheres, percentual que revela uma tendência crescente de 2% ao ano desde 2016", pontuou.
A coordenadora destacou as campanhas para incentivo à doação feminina. “O Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro realiza atividades anuais para reforçar a importância da doação feminina,que ainda é permeada de muitos mitos” declarou. Elaine Santana observou que em março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, em maio, o Dia das Mães, e, em outubro, são promovidas atividades alusivas ao mês de combate ao câncer de mama. “O objetivo é mostrar que a doação também é coisa de mulher”, ressaltou.
Ao participar da comemoração alusiva às mães, Ana Maria de Jesus Saraiva Passos estava radiante. “Hoje (sexta) é meu aniversário. Fico muito satisfeita em comemorar no Hemocentro e também participar da festa do Dia das Mães. É maravilhoso poder ajudar ao próximo com uma simples doação de sangue”, disse Ana Maria.
Durante a homenagem, os músicos Neto Costa, Italan Carneiro e Mano tocaram músicas regionais na sala de recepção aos doadores. Ainda houve oferta de serviços de beleza, com limpeza de pele oferecidos por voluntária da empresa Racco.
Maria Januário dos Santos participou das atividades e revelou que é uma doadora regular. “Pelo menos duas vezes por ano eu venho doar sangue. Essa é uma rotina que eu mantenho com alegria porque sei que estou salvando vidas”, afirmou.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Luciana Gomes, lembra que as mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, com intervalo de pelo menos três meses. Esclarece ainda que o Hemocentro garante os estoques de sangue de mais de 30 unidades de saúde da região Metropolitana de João Pessoa. O sangue é essencial para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, como a Doença Falciforme e a Talassemia, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão.