Detran-PB abre Semana Nacional de Trânsito em parceria com a Secretaria de Estado da Educação

publicado: 16/09/2024 11h08, última modificação: 16/09/2024 11h08

Com o objetivo de trazer à tona, mais uma vez, a discussão em torno da violência e sinistros nas vias e rodovias da Paraíba, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) vai promover palestras, blitzen e ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), anualmente celebrada no período de 18 a 25 de setembro. No estado, a abertura será nesta quarta-feira (18), às 14h, no Centro de Formação de Educadores “Professora Elisa Mineiros”, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa (PB), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Programa de Redação Desafio Nota 1.000.

A atual edição do Desafio Nota 1000 trata especialmente das questões que envolvem o trânsito na Paraíba, com o propósito de fortalecer e disseminar uma cultura de paz no trânsito, valorizando a diversidade, o diálogo, a negociação e a mediação como estratégias para a resolução dos conflitos.

Com base nisso, o Desafio Nota 1000 adotou como tema da redação deste ano “A cultura de paz no trânsito: desafios e possibilidades da mobilidade urbana no Brasil”. Os textos produzidos pelos alunos do ensino médio da rede estadual foram enviados no período de 1º a 5 de setembro e os autores das melhores redações serão contemplados com notebooks concedidos pelo Detran-PB, sendo premiados dois estudantes em cada Gerência Regional de Educação (GRE).

O tema da SNT 2024 é o mesmo instituído para o Movimento Maio Amarelo deste ano: “Paz no trânsito começa por você!”, escolhido de forma inédita por votação popular. Faz alusão à necessidade de se pensar no cuidado com os mais vulneráveis, na harmonia no tráfego, na acessibilidade e sustentabilidade, para promover um trânsito mais seguro e humano na hora de dirigir um carro, pilotar uma moto ou como ciclista ou pedestre.

Essa primeira premiação ocorrerá durante a abertura da SNT 2024, contemplando os estudantes das 1ª, 12ª e 16ª GREs, e assim por diante, conforme programação abaixo.

- Dia 18/9 - João Pessoa – 14h (1ª GRE, anfitriã e 12ª e 16ª GREs)

- Dia 19/9 - Campina Grande – 9h (3ª GRE, anfitriã e 5ª, 4ª e 15ª GREs)

- Dia 22/9 - João Pessoa – 6h – Corrida pela Paz no Trânsito (5 km) – Busto de Tamandaré

- Dia 23/9 - Guarabira – 9h (2ª GRE, anfitriã e 14ª GRE)

- Dia 24/9 - Cajazeiras – 9h (6ª GRE, anfitriã e 13ª e 8ª GREs)

- Dia 25/9 - Patos – 9h (9ª GRE, anfitriã e 7ª, 10ª e 11ª GREs) e encerramento da SNT.