Desafio Ouse Criar mobiliza escolas da Rede Estadual na Fenemp, em Picuí

DAN_5721.jpg
DAN_5745-Cópia.jpg
DAN_5733.jpg

A programação de Feira de Negócios e Empreendedorismo da Paraíba (Fenemp), aberta na última quarta-feira (4) na cidade de Picuí, conta com um desafio inovador, o Desafio Ouse Criar, projeto Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba da Secretaria de Estado da Educação que, nesta primeira edição, reuniu 60 alunos de três escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) na elaboração de propostas que melhorem o cotidiano nas escolas.

Participaram a Escola Cidadã Integral Técnica José Itamar da Rocha Cândido, de Cuité, e Escola Cidadã Integral Professor Lordão e EEEFM Felipe Tiago Gomes, ambas de Picuí. Cada escola enviou 20 alunos previamente selecionados. Os 60 participantes foram divididos em 10 grupos, cada um com seis integrantes.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, que esteve presente no evento na quinta-feira (5), declarou que “assim como o Gira Mundo e o Prima, o Ouse Criar incentiva um protagonismo extremo que vai além da escola, que promove integração, reafirma valores que não só incentivam a realização de sonhos, mas dão oportunidade de exercer o protagonismo na resolução de problemas coletivos”.

O Desafio – Durante a primeira etapa do desafio, o grupo trabalhou junto, refletindo sobre as problemáticas, dando ideias e realizando os primeiros desenhos do que será a solução a ser criada. Os alunos pensaram em soluções criativas para algumas problemáticas indicadas pelas Organizações Sociais, e que são vividas em diferentes espaços escolares, otimização dos serviços, consumo consciente e reutilização de materiais, arquitetura sustentável, entre outros.

Na segunda etapa, cada grupo foi divido em dois sub-grupos, e os alunos decidiram quem seguirá qual caminho: prototipagem ou modelo de negócios. O grupo volta a se reunir na etapa final, nesta sexta-feira (6), quando se planejará a apresentação da solução criada e o Pitch para todos os que estiverem na Fenemp – Picuí.

O aluno Julio César Costa e Silva, do 2º ano da ECI Professor Lordão, afirma que “é um espaço produtivo, onde conseguimos aprender muita coisa, em diversas áreas, que nos henriquece enquanto ser humano já que estamos contribuindo para uma sociedade melhor. Poder repassar depois para nossos colegas é uma oportunidade única”.

Iago José Oliveira, do 3º ano da Escola Felipe Tiago Gomes, conta que o evento “tem sido muito bom para pensar em um início de carreira, ideias que eu possa levar para a vida, inclusive no caso de querer ter uma empresa”.

Mentores – Entre os 60 alunos participantes, teremos 20 deles com um pouco mais de experiência em maratonas de Empreendedorismo e Inovação: os alunos da ECIT Cuité. Essa experiência tem sido adquirida ao longo do ano letivo, por meio da aplicação dessas temáticas nas salas de aula, tendo sido testada na última edição da Campus Academy, maratona que acontece em abril em João Pessoa e que a ECIT Cuité saiu como campeã, conquistando o primeiro lugar na Maratona Sebrae.

Por conta disto, esses 20 participantes também atuaram como mentores juvenis dos seus grupos. Cada uma das escolas convidadas também enviou professores representantes. Os professores participarão como mentores – oráculos.

Para a aluna Eduarda Ferreira dos Santos, do 2º ano da ECIT José Itamar, “é um prazer representar a escola e compartilhar com os colegas a experiência da Campus Academy. É importante não só para o crescimento intelectual, mas como pessoa, já que pensamos em soluções que vão ajudar nosso dia a dia”.

O professor de História da mesma escola, Thiago Silveira, presente como mentor-oráculo, contou que o comportamento dos alunos tem sido de pioneiros, protagonistas. “O clima é divertido e animado, e observamos todos bem envolvidos. Inclusive já é uma boa preparação para a disciplina Iniciação Social e Científica que teremos no segundo semestre, pois já estamos trabalhando com conceitos que vamos abordar, como prototipagem e novação. Sem dúvida desperta e o interesse, porque a inovação é apresentada com relação com a prática”.

Reunião com gestores – Na manhã desta quinta-feira (5), o secretário Aléssio Trindade também realizou em Picuí reunião com os gestores e coordenadores pedagógicos dos anos iniciais de quatro escolas da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) para alinhamento de ações para alfabetização na idade certa. A discussão foi feita a partir de apresentação de cenário feita por Bianca Meireles, assessora técnica para alfabetização na idade certa.

A gerente da 4ª GRE, Maria das Graças Medeiros, disse que a reunião discutiu as ações dos diversos programas e fez o acompanhamento das escolas. “Importante porque estes programas estão somando na aprendizagem, um trabalho que está dando resultados porque é realizado em conjunto com os municípios, com homogeneidade”.