Desafio Nota 1000: Parceria entre Secretarias de Estado da Educação e da Fazenda lança novo concurso de redação para estudantes do ensino médio

publicado: 08/07/2024 17h41, última modificação: 08/07/2024 17h41

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) anunciou, nesta segunda-feira (8), o lançamento do concurso "Desafio Nota 1000", que traz como tema para sua quinta edição a "Responsabilidade do Estudante na Promoção da Educação Fiscal: Estratégias para Conscientização e Engajamento da Comunidade". O concurso, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), busca estimular a escrita de redações entre os alunos do ensino médio da rede pública estadual e promover a discussão sobre temas relevantes para a sociedade. Os cinco estudantes com as maiores notas serão premiados com iPhones.

Para participar, os estudantes devem enviar suas redações por meio de um formulário online disponível no link bit.ly/EnviosDN1000 , preenchendo todos os campos solicitados. Podem se inscrever os estudantes regularmente matriculados e com frequência ativa nas turmas da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio das escolas públicas estaduais, além dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em níveis equivalentes ao ensino médio. Os professores atuarão como orientadores, auxiliando os alunos na produção e avaliação dos textos. É importante destacar que não há limite de participação por escola, incentivando a inclusão de todos os estudantes no concurso.

Criado em março de 2020, o Desafio Nota 1000 é uma iniciativa que visa preparar os estudantes para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incentivando a reflexão sobre questões sociais, culturais e tecnológicas. Entre os objetivos do concurso estão a promoção do estudo de temas de cunho social, o engajamento dos professores de Língua Portuguesa no processo de ensino e a identificação e reconhecimento dos melhores textos produzidos pelos alunos da rede estadual. Além disso, o concurso busca colaborar para o avanço acadêmico dos estudantes, contribuindo para o desenvolvimento das competências exigidas pelo Enem.

O cronograma do “Desafio Nota 1000 - 5º tema” prevê que, após a divulgação do concurso, entre os dias 8 e 15 de julho, as escolas devem promover discussões sobre a temática proposta, com orientação dos docentes e produção das redações pelos alunos. O período de envio das redações será de 13 a 15 de julho, e os resultados preliminares serão divulgados no dia 23 de julho. Os estudantes poderão interpor recursos nos dias 23 e 24 de julho, e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 26 de julho. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada em agosto.

Ainda de acordo com o edital, os textos serão avaliados com base nas cinco competências exigidas pelo Enem: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, seleção e organização das informações, utilização de mecanismos linguísticos e elaboração de proposta de intervenção. O edital destaca, ainda, que é essencial que os textos sejam inéditos e autorais, e que atendam aos critérios estabelecidos no regulamento do concurso. Os prêmios serão dispostos da seguinte forma: 1º lugar - 01 Iphone 8 Plus 64gb; 2º, 3º 4º e 5º lugares - 01 Iphone XS 64gb.

“Por meio dessa parceria com a Sefaz, poderemos formar cidadãos mais comprometidos com a pauta fiscal, que compreendam, em sentido amplo, o destino dos tributos e as formas de interferir sobre eles no dia a dia. Levar esse tema para as escolas, além de contribuir para a formação integral do estudante, também colabora para potencializar a capacidade interpretativa e argumentativa desse público, cujo interesse é chegar ao ambiente universitário por meio do Enem, percorrendo as atividades de leitura e escrita em um exame que, além do conteúdo, exige uma boa visão sobre os fenômenos sociais, nos mais diversos eixos temáticos definidos pelo MEC”, reforça o coordenador do Desafio Nota 1000, José Carlos Ribeiro.

O Desafio em 2023 - Em 2023, o Desafio Nota Mil realizou dois concursos em parceria com entidades públicas e privadas. O primeiro deles foi realizado em parceria com o Instituto Chamex, no qual os melhores textos foram premiados com vale-compras de materiais didáticos no valor de até R$ 5 mil. O segundo concurso foi realizado em parceria com o Detran-PB e contou com a participação de mais de 27 mil estudantes. Os melhores textos de cada Gerência Regional de Ensino também foram premiados com notebooks.