Notícias

Delegação paraibana participa da fase regional dos Jogos Escolares da Juventude

publicado: 18/09/2019 10h47, última modificação: 18/09/2019 10h47

As escolas mais bem colocadas nas modalidades coletivas (voleibol, basquete, futsal e handebol) nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, participam, a partir desta sexta-feira (20) da fase regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, que será realizada em Natal (RN). Com duração de quatro dias, o evento é classificatório para a fase nacional, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), marcada para iniciar em 16 de novembro, na cidade de Blumenau-SC.

Ao todo, serão 162 representantes paraibanos, entre atletas, técnicos e dirigentes, que participam, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), das disputas no Rio Grande do Norte, para tentar conquistar a vaga na competição nacional.

“Pelo novo regulamento do COB, antes da fase nacional, os estados precisam se submeter à etapa regional e, no caso, os paraibanos, disputarão a do Nordeste, que será em Natal. As escolas campeãs, já garantem automaticamente vaga para Blumenau”, disse o chefe da delegação da Paraíba, José Hugo.

Ele ainda explicou que a fase regional serve apenas para as modalidades coletivas, pois nas individuais, os campeões nos Jogos da Paraíba, já estão classificados para a nacional. “As modalidades como: atletismo, ginástica, xadrez, tênis de mesa, judô, ciclismo, luta olímpica, natação, vôlei de praia e badminton, não precisam disputar a fase regional, onde os melhores colocados nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba, ganham o direito automaticamente de ir ao evento em Blumenau”, concluiu.

O secretário titular da Sejel, Hervázio Bezerra, destacou a importância dos jogos em Natal. “Os mais de 160 participantes que viajam para Natal têm todo o apoio do Governo do Estado, sejam eles de escolas públicas ou privadas. Fica aqui nossa torcida para que consigam êxito e possam representar a Paraíba também na fase nacional”, frisou.
 
Na categoria de 12 a 14 anos, as escolas que viajarão para o evento em Natal são: No basquete feminino, a João Alves de Carvalho, da cidade de Caiçara e no futsal feminino, a Escola Monsenhor Stanislaw, de Olivedos. Já a Sandoval Rubens de Figueiredo, do município de Várzea, estará pelo vôlei masculino. Nas demais modalidades, todas são de João Pessoa. Cidade Viva (basquete masculino), IE (futsal masculino), Darcy Ribeiro (handebol masculino).

Já na de 15 a 17, a cidade de Caiçara estará também representada pela escola Maria Gertrudes, no basquete feminino. Outro destaque é a Nossa Senhora Auxiliadora, que é de Sousa, no handebol masculino. No futsal masculino, o classificado foi o Colégio Alfredo Dantas, de Campina Grande, enquanto que os demais foram da Capital como: Motiva (basquete masculino), QI (futsal feminino), Motiva (handebol feminino), IE (vôlei feminino) e Polígono (vôlei masculino).

No handebol feminino, categoria de 12 a 14 anos, a escola Motiva de João Pessoa não necessita disputar a fase regional, pois pela regra da competição, ela ficou entre as quatro melhores do Brasil, em 2018 e, agora, em 2019, já tem vaga garantida para a etapa nacional.