Notícias
Defesa Agropecuária e PRF realizam fiscalizações no transporte de animais na Paraíba
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), por meio da Gerência Executiva de Defesa Agropecuária (Geda), está realizando fiscalizações em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e outras instituições, com o objetivo de garantir a sanidade animal na Paraíba, especialmente em eventos agropecuários, a exemplo de exposição de animais e vaquejadas. As fiscalizações serão mensais e terão como foco o cumprimento da exigência da Guia de Trânsito Animal (GTA) nos veículos que transportam carga viva.
Até esta sexta-feira (17) uma equipe de fiscais estará no posto da PRF de Café do Vento, com o apoio de policiais rodoviários, fiscalizando o transporte dos animais que participarão de uma vaquejada no município de Sobrado. Outra equipe, junto com a Polícia Militar, estará no evento.
Essas fiscalizações são decorrentes de duas reuniões que aconteceram em dezembro do ano passado e em janeiro deste ano, da qual participaram representantes da Sedap, do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Ambiental, PRF, Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), entre outros órgãos. As reuniões ocorreram devido à necessidade de se apresentar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento exigido de acordo com a Legislação Federal e também Estadual. Neste documento, emitido pela Defesa Agropecuária, é assegurada a sanidade do animal, garantindo que ele pode ser levado de uma localidade para outra sem transportar nenhuma doença que possa contaminar o rebanho da região.
De acordo com a gerente executiva de Defesa Agropecuária, Girlene Alencar, a ação busca assegurar a sanidade do rebanho na Paraíba. “Essas fiscalizações vão acontecer mensalmente e vamos pontualmente desenvolver essas ações no sentido de orientar os criadores de animais e donos de parques de vaquejadas, conscientizando sobre a necessidade de estarem portando a Guia de Trânsito Animal (GTA). Dessa forma, estamos assegurando a sanidade do rebanho que vai participar de eventos, como vaquejadas, exposições, feiras, entre outros”, explicou a gerente.
Girlene Alencar ainda esclareceu que a carga que não estiver portando a Guia de Trânsito Animal não terá permissão para entrar nos eventos. Pela Legislação, o caminhão teria que ser autuado e pagar uma multa, porém, nestas primeiras ações, as abordagens serão educativas no sentido de orientar o produtor sobre a exigência da GTA.
Saiba mais - A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento oficial e obrigatório para o transporte de animais no Brasil, exceto de cães e gatos. Nela, estão contidas informações sobre a origem e o destino, bem como a finalidade do transporte animal. Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da guia de trânsito, que é feita mediante o cumprimento de condições sanitárias.
A GTA é um importante instrumento de defesa agropecuária, pois auxilia o Serviço Veterinário Oficial na tarefa de evitar a introdução e a disseminação de doenças que possam pôr em risco a população ou causar prejuízos aos produtores.