Notícias

Debate sobre Livro e Memória marca programação do Dia do Escritor na FCJA

publicado: 25/07/2022 08h45, última modificação: 25/07/2022 08h45

A Fundação Casa de José Américo celebra, nesta quarta-feira (27), às 10h,  o Dia do Escritor. O evento ocorre no auditório da instituição, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, com um debate. O tema escolhido é “Livro: o impresso, o digital, e a memória”. Neste ano, o homenageado será o escritor e crítico literário Hildeberto Barbosa Filho, por sua contribuição à literatura paraibana.

A abertura será realizada pelos jornalistas Fernando Moura e Marcus Alves, respectivamente presidentes da Fundação Casa de José Américo e Funjope. Em seguida, o público apreciará uma performance artística. A mesa redonda, com mediação do editor e escritor David Fernandes, terá como participantes o jornalista William Costa (Editora A União / EPC), Magno Nicolau (Editora Ideia), professor Cindoval Morais (Editora UEPB) e o jornalista Linaldo Guedes (Editora Arribaçã). A gerente executiva do Arquivo, historiadora Lúcia Guerra, fará uma palestra com o tema “A Escrita da Memória”.

Hildeberto Barbosa receberá a comenda Quarto Minguante e, na ocasião, será saudado pelo escritor e poeta Astier Basílio. Haverá uma exposição das obras do homenageado. Receberá também a comenda Larissa Rodrigues, como escritora revelação. O Dia Nacional do Escritor é em 25 de julho, porém a Fundação Casa de José Américo vem celebrando o evento, anualmente, no decorrer da semana, sempre destacando homenagem especial a um escritor paraibano. A organização do evento foi realizada pela gerente executiva da Biblioteca, Nadígila Camilo, e pelo assessor da Presidência, Juca Pontes.