Notícias
Debate sobre a música na educação especial abre programação do ‘Prima Convida’
‘A música como ferramenta de estimulação cognitiva na educação especial’ será o tema da mesa-redonda da live O Protagonismo Feminino na Política, Inclusão Social, Pedagogia e Música, da qual participarão a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, a psicóloga Fabrícia Jomasia, a musicista Mari Santana e a pedagoga Tarcia Paulino.
O debate faz parte da programação do Projeto Prima Convida, para integrar a programação do Calendário Cultural Prima 2021. O programa de estreia ocorrerá às 19h do dia 31 de março, e será transmitido pelo canal do Prima no YouTube.
Os debates ocorrerão na última quarta-feira de cada mês, até novembro.
Esse primeiro encontro será útil para o entendimento da importância da música como ferramenta de aprendizado e das atividades musicais que podem ser desenvolvidas para promover a inclusão social em sala de aula.
O debate mostrará como o público da educação inclusiva se configura em agente de transformação, possibilitando por meio da música, desenvolver as suas habilidades e competências.
As debatedoras
Lídia Moura – Secretária da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba (Semdh), jornalista, ativista dos direitos humanos e do movimento de mulheres negras da Paraíba. Foi secretária de Articulação Política da Prefeitura de Campina Grande e secretária de Políticas Públicas da Prefeitura de Campina Grande. Também foi secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa, quando idealizou a Ronda Maria da Penha do município.
Ocupou cargos como os de chefe da Coordenadoria de Comunicação Social da cidade de Sobradinho/DF, durante o Governo de Cristovam Buarque; coordenadora de Comunicação Social do Conselho Federal de Psicologia; chefe da Comunicação do Conselho Regional de Farmácia/DF; diretora do Instituto Brasileiro de Defesa dos Usuários de Medicamentos – IDUM.
Tarcia Paulino – Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2013) e Pós-Graduação em Ciências da Linguagem com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa (CLELP) pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atualmente é gestora dos polos Prima em Campina Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, prática pedagógica, sala de aula.
Fabrícia Jomasia – Psicóloga Clínica Infanto-juvenil, Professora de Música, Neuropsicopedagoga e Pós-graduanda em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal de Campina Grande.
Mari Santana - bacharel em música e mestre em Etnomusicologia pela UFPB. É arte educadora no Prima e na Evot. É aprendiz, brincante e atua como flautista, cantora e saxofonista. Sua trajetória é alimentada de criação e experimentação. Artista da periferia de João Pessoa (PB), já atuou em diversas formações, como peças teatrais, exposições, coro sinfônicos, grupos camerísticos, big bands, no cenário local e estados vizinhos. Como integrante do Tryá, ganhou junto ao trio o prêmio Funarte de Música Brasileira, que possibilitou a gravação do seu primeiro CD. Atualmente é flautista no show do poeta e cantor Filosofino, junto ao Beatmaker Daniel Jesi. Trabalha na autoprodução e gestão de sua carreira, e este ano deverá lançar seu EP solo produzido pela FERVE e pelo BBS studio.