Notícias

De Repente na Rede homenageia o pernambucano Biu Dionísio

publicado: 13/04/2021 16h19, última modificação: 13/04/2021 16h19
biu dionisio2.JPG

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (14), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, uma versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Biu Dionísio (PE). 

Severino Dionísio nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, tem 40 anos de profissão como repentista, poeta e declamador e, ao longo de sua trajetória artística, já participou de mais de 600 festivais. Destaca-se também por ter criado alguns gêneros para a cantoria, como “Casa de Taipa”, “Os paus da porteira” e “Maritaca”. É de sua autoria o poema “Mulher nota 10”, no qual ressalta os variados ofícios e afazeres femininos e como as mulheres acabam conseguindo se destacar, com nota máxima, em todas as áreas. 

Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo Estado. 

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino. 

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias. 

Serviço 

De Repente na Rede 

Quarta-feira, 14/04/2021, às 19h 

Homenageado: Biu Dionísio 

Apresentação: Iponax Vila Nova 

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov