Notícias

Cuidando do Cuidador: Fundac inicia terapia integrativa voltada para os servidores

publicado: 14/05/2021 11h20, última modificação: 14/05/2021 11h20

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente Alice de Almeida (Fundac), deu início ao projeto Cuidando do Cuidador, iniciativa da Coordenação de Saúde Mental que visa a qualidade do atendimento socioeducativo, através da Terapia Comunitária Integrativa - TCI. A modalidade terapêutica, começou a ser executada, nesta semana, para funcionários do Centro Socioeducativo Edson Mota e se estenderá para as demais unidades socioeducativas do Estado.  

A Terapia Comunitária Integrativa é uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento, partilha das inquietações advindas do cotidiano que muitas vezes são as causas dos distúrbios emocionais e adoecimento mental como: ansiedade, estresse, perda de sono e tristeza profunda, entre outros fatores que afetam as pessoas em vários momentos da vida.

“O principal objetivo da Terapia é construir redes solidárias, explorar as forças pessoais dos integrantes, melhorar a autoestima e minimizar problemas decorrentes do estresse, ansiedade, depressão e violência”, explicou Petrucio Lima, psicólogo clínico da coordenação de Saúde Mental da Fundac.

A terapia comunitária é sempre feita em círculos, com algumas regras seguindo etapas que partem do acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento. “Para esse momento, em especial, contamos com o apoio do massoterapeuta Jefferson Lima que, durante o acolhimento, proporcionou aos integrantes, uma massagem relaxante, a qual pretendo levar para as demais programações”, comentou o psicólogo.

“A ação é mais um serviço que vem sendo oferecido pela diretoria técnica vinculado ao eixo Saúde Mental, através de uma equipe de psicólogos clínicos da Fundação, com especialidade em terapia comunitária. Iniciamos o trabalho com a equipe técnica e agentes socioeducativos da unidade, mas o projeto também se estenderá aos socioeducandos e familiares”, ressaltou Rafael Honorato, diretor técnico interino da Fundac.

“Temos o compromisso com a saúde mental e o bem estar de todos aqueles que estão atuando na comunidade socioeducativa. Sabemos que existe um processo de adoecimento e precisamos trabalhar tanto no combate quanto na prevenção, e a diretoria técnica está buscando fortalecer a saúde mental, através do projeto Cuidando do Cuidador”, disse Rafael Honorato.

As atividades terapêuticas serão executadas pela coordenação do eixo Saúde Mental da Fundac junto às equipes técnicas de cada unidade socioeducativa. “A ideia do projeto é buscar a melhoria na qualidade do atendimento socioeducativo porque a gente só dá aquilo que tem, e se nós não estivermos bem, não tem como oferecer o melhor”, concluiu Petrucio.