Notícias

CSE representa Escola Cidadã Integral Socioeducativa em Jogos Escolares

publicado: 04/06/2019 18h07, última modificação: 04/06/2019 18h07
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
FUNDAC CSE  jogos escolares socioeducandos (1).jpg
FUNDAC CSE  jogos escolares socioeducandos (3).jpg
FUNDAC CSE  jogos escolares socioeducandos (6).jpg
FUNDAC CSE  jogos escolares socioeducandos (9).jpg
FUNDAC CSE  jogos escolares socioeducandos (11).jpg

Professores, equipe técnica, agentes e funcionários do Centro Socioeducativo Edson Mota se reuniram na quadra da poliesportiva da Escola Cenecista João Régis Amorim - Cnec, no Ernesto Geisel, para prestigiar o time de futsal, composto por socioeducandos da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), que, na tarde dessa segunda-feira (3), participaram de duas disputas nos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2019. 

Segundo Nilton Santos, coordenador do eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac, esta é a segunda vez que a Escola Cidadã Integral Socioeducativa participa dos jogos realizados pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. “Desde 2017 os socioeducandos da Fundac vêm participando dos Jogos Escolares organizados pela Secretaria de Estado da Educação. Já nos Jogos Escolares e Paraescolares da Sejel, esta é a segunda participação da Fundac”, explicou o coordenador. 

"Participar dos jogos escolares é oportunizar aos adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas o fortalecimento da cidadania através do esporte, bem como uma ação que estimula a superação de conflito nas relações de convívio. A inserção dos socioeducandos em atividades externas pode ser entendida como um ensaio para um novo projeto de vida”, disse Nilton Santos. 

O Campeonato, que reúne diversas escolas públicas e privadas da primeira Região (João Pessoa), teve abertura no dia 27, na Vila Olímpica Parahyba. Os primeiros jogos de Futsal da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha aconteceram na tarde dessa segunda-feira, na Escola Cenecista. O primeiro jogo foi contra a Escola Éneas de Carvalho (onde a Almirante Saldanha perdeu de 5x1) e o segundo, contra o Colégio Polígono (onde a Almirante Saldanha venceu de 5x3). Os próximos jogos acontecerão dias 6 e 7. 

“Para que os socioeducandos pudessem participar desses Jogos, a Escola vem contando com o suporte de todos os professores de Educação Física do CSE, entre eles: Rinaldo Luís Ferreira Junior, Estevão da Rocha Felizardo, Adeilson de Morais Ferreira, Elson Vicente dos Santos Júnior, Felipe Luiz do Nascimento de Sousa e Thiago de Lacerda Oliveira”, disse Tatiana Pinangé, diretora da Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha. 

“A princípio existe muito erro tático e técnico devido à falta de treino, no entanto, analisando a partida em si, eles cumpriram com aquilo que foi pedido dentro da proposta para o jogo de hoje. Nós tivemos a oportunidade de treinar apenas três vezes, enquanto a maioria das escolas se prepara o ano inteiro. Isso já é uma conquista!”, disse o técnico Elson Vicente dos Santos Júnior, que, pela terceira vez, acompanha os socioeducandos a campeonatos. 

F.M.A., adolescente do CSE, participa pela primeira vez de campeonato como socioeducando, no entanto, já esteve nas quadras representando o Benfica e sentiu o gostinho de ser campeão paraibano de futsal. “É uma sensação muito boa estar aqui, mesmo privado de liberdade. Estou muito feliz e tento motivar o time para que todos consigam ser alguém fora das unidades socioeducativas, como eu mesmo pretendo ser. Quero voltar a jogar e estou iniciando minha mudança aqui dentro. Tenho uma filha para criar e preciso dar bons exemplos”, disse o socioeducando. 

Nilton Santos acrescentou ainda que o eixo Esporte, Arte e Cultura da Fundac, por meio do projeto Revelando Campeões, vem aproveitando o bom desempenho dos socioeducandos em jogos escolares, para realizar possíveis testes de seleção junto a clubes de futebol paraibanos. “No último campeonato estadual de futsal que os socioeducandos participaram, um deles foi indicado para testes na escolinha de base do Botafogo. Nossa pretensão é que logo após esses jogos, mais atletas sejam selecionados para novas articulações”, disse Nilton.