Notícias
Crianças aprovam o projeto de férias do Jardim Botânico
Diversão, brincadeiras, sorrisos e conscientização ambiental definiram as atividades de férias do Jardim Botânico Benjamin Maranhão de João Pessoa, realizadas nesse último final de semana. Na ocasião, a criançada de 4 a 12 anos participou de trilhas ecológicas, de oficinas de amarelinha, bola de gude, peão, bambolê, pula corda, elástico e bolinha de sabão, entre outras atividades. A ação fez parte do projeto ‘Vem brincar no Jardim’, que visou resgatar as brincadeiras tradicionais e o convívio dos pequenos com a natureza.
A auxiliar administrativa, Ana Lúcia Gouveia Sá, que levou ao Jardim a filha e duas sobrinhas, parabenizou os gestores do local pela iniciativa. “Foi tudo muito organizado e divertido. Os pequenos ficam isolados em casa de frente ao computador e nem imaginam quantas brincadeiras legais e divertidas podem ser feitas com materiais recicláveis. As meninas aproveitaram tudo aqui, além de curtir essa natureza linda, brincaram de amarelinha, elástico e corda. Elas aprovaram e agora vão levar o que aprenderam para os amiguinhos do prédio e da escola”, destacou.
Em meio às brincadeiras, a equipe do Jardim Botânico aproveitou a oportunidade para falar com as crianças sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. Tamires, de 7 anos, falou do que achou das ações de férias do Jardim. “Foi o melhor passeio de férias que fiz! Brinquei de pular o elástico e participei da corrida de saco. Muito das brincadeiras que aprendi nunca tinha visto e mais minha mãe também brincou. Foi legal demais”, frisou.
A coordenadora do Jardim, Suênia Oliveira, se diz satisfeita com o resultado da ação. “Ficamos felizes com aceitação da população que abraçou a causa e trouxe os seus pequenos para brincarem conosco aqui no Jardim. A proposta desse trabalho foi resgatar as brincadeiras tradicionais e falar com os pequenos sobre a importância da preservação ambiental. Percebemos que alcançamos o idealizado e acreditamos que os que passaram por aqui se tornaram multiplicadores das causas em prol do meio ambiente”,explicou.
O superintendente da Sudema, João Vicente Machado Sobrinho, falou sobre a importância da iniciativa: “Mostrar às crianças a importância da preservação ambiental é criar multiplicadores e cidadãos conscientes e responsáveis por um futuro com menos devastação. São elas que herdarão esse planeta e acredito que agirão diferente de nós no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente”.
Jardim Botânico - Localizado na Mata do Buraquinho, em João Pessoa, o Jardim Botânico é considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do País. É uma instituição que mantém coleções documentadas de plantas diversas, possui flora e fauna nativas e tem a finalidade de dar suporte a atividades de pesquisa, fomentar a conservação, promover a educação ambiental e o lazer contemplativo.