Notícias

Corrida destaca preservação do Parque Parahyba e deve reunir 2 mil atletas

publicado: 17/09/2019 11h58, última modificação: 01/10/2019 16h15

O Comitê Gestor do Parque Parahyba vai promover no dia 6 de outubro a 1ª edição da Corrida dos Parques, com expectativa de mais de 2 mil participantes. Com o tema “Plante uma árvore correndo”, a Corrida dos Parques será realizada em parceria com o Governo do Estado e integra uma série de atividades, que começa a partir do dia 4, para chamar a atenção dos moradores do Bairro do Bessa, em João Pessoa, para a importância da preservação do Parque Parahyba, equipamento responsável pela revitalização de uma área que estava tomada por mato e entulho.

As inscrições, que custam R$ 65,00, podem ser feitas pelo site www.zeniteesportes.com. Uma árvore será plantada em João Pessoa para cada atleta inscrito. As inscrições dão direito ao kit atleta, composto por camiseta, medalha de madeira reflorestada, viseira e ecobag para reduzir o uso de sacolas plásticas.

O presidente do Comitê Gestor do Parque Parahyba, composto por 300 moradores do Bessa, destacou que a Corrida dos Parques será o ponto alto da programação para sensibilizar a população da importância do Parque Parahyba, assim como das demais áreas de João Pessoa. “Vamos fazer uma corrida limpa, com coletores nos pontos de hidratação para que os participantes não descartem copos no chão. Além disso, haverá ainda uma equipe de catadores de reciclados e voluntários, orientando o descarte inteligente, sem sujar a cidade”, afirmou.

Percurso – A 1ª Corrida dos Parques terá a largada no Parque Parahyba 2, com percursos de 2 km, 5 km e 10 km. O percurso contempla todo o corredor ecológico do Bessa, nas proximidades da Praça do Caju e Aeroclube. Tanto antes quanto depois da corrida, os atletas vão participar de um mutirão coletivo de plantio de árvores no Parque Parahyba 2 e no canteiro central da rua José de Oliveira Curchatuz, sob a orientação de uma equipe de ambientalistas.

O pódio da Corrida dos Parques, que ganhará cenário ecológico, será no Anfiteatro Cristovam Tadeu. O repertório ficará por conta do DJ Mamulengo, com muita música com temática sobre a natureza.

De acordo com a organização da corrida, enquanto os atletas estiverem concluindo a prova, os filhos deles poderão conhecer o ninho das corujas, abelhas nativas sem ferrão, distribuição de sementes, educação ambiental marinha, além de participar de oficinas sustentáveis, que terão protótipos de sustentabilidade na minicidade do Parque Parahyba 2.