"Corações Paraibanos" premiado na VI Mostra VideoSaúde da Fiocruz

premiado na VI Mostra VideoSaúde da Fiocruz_foto ricardo puppe (1)b.jpg
premiado na VI Mostra VideoSaúde da Fiocruz_foto ricardo puppe (4)d.jpg
premiado na VI Mostra VideoSaúde da Fiocruz_foto ricardo puppe (5)e.jpg

O documentário “Corações Paraibanos”, do diretor Ricardo Puppe, foi vencedor, na categoria júri popular, da VI Mostra VideoSaúde, da Fiocruz. Foi o único da Paraíba concorrendo à Mostra. O vídeo é o resultado do acompanhamento do trabalho da Rede Cuidar – que tem o objetivo de atender crianças com cardiopatias – durante a Caravana, em julho de 2019. Puppe é fotógrafo e cinegrafista da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Este prêmio é o reconhecimento de um trabalho feito em 13 dias, no interior da Paraíba, que me fez ver de perto como é importante ter um SUS que oferece atendimento de qualidade, humanizado e também ter uma equipe, totalmente paraibana, que faz militância neste processo de luta pelo SUS, na prática, o tempo todo”, falou Ricardo.

O diretor confessa que um dos pontos altos do vídeo é a entrevista de uma agricultora, na cidade de Monteiro, que chegou à Caravana achando que o filho estava desenganado. “Ela tinha mais sete filhos em casa. Percebi que para aquela família a Caravana significava a única saída, com resolutividade, atendimento de qualidade e digno, e mais que isso, a esperança de uma vida melhor pro filho”, pontuou.

“O filme é resultado de um dos trabalhos realizados pela assessoria de comunicação da SES, acompanhando uma das ações mais relevantes para a Saúde da Paraíba e que teve um resultado muito positivo graças à sensibilidade e dedicação de Ricardo Puppe. Fazer conteúdo sobre o SUS é uma missão grandiosa que nossa equipe abraça com muita paixão e este prêmio, que muito nos honra, é reflexo desse empenho”, ressaltou a coordenadora da Assessoria de Comunicação, da SES, Flaviana Maribondo.

A votação ocorreu, no período de 16 a 29 de setembro, no site da Fiocruz (https://portal.fiocruz.br/). O vídeo de Puppe concorreu com 36 produções de todo país. A cerimônia de premiação das oito produções vencedoras será realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nas instalações da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

As Mostras VideoSaúde, realizadas desde 1992, são atividades estratégicas de comunicação no campo audiovisual, com o objetivo de ampliar a circulação de produções e debates sociais sobre temas, conflitos, histórias e desafios da saúde pública e da ciência – elementos fundamentais para a consolidação da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) como direitos constitucionais de toda a população brasileira.

Produções Premiadas:

Melhor longa-metragem: À queima roupa (RJ)
Melhor média-metragem: Simbiose (PE)
Melhor curta-metragem: Perfil: Guido Carlos Levi (SP)
Prêmio especial do público: Corações paraibanos (PB)
Prêmio especial do júri: A primeira pedra (RJ) (média)

Menções honrosas:
Eu não sou Napoleão (RJ) (longa)
A beleza do crepúsculo (RJ) (curta)
Diálogos entre saberes e sistemas de cura (SP) (curta)