Notícias
Convênios com a FapesqPB impulsionam projetos de pesquisas da Empaer
O trabalho de pesquisa em nove projetos, envolvendo recursos da ordem de R$ 800 mil, através de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FapesqPB), foi intensificado pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária-Empaer, vinculada à Sedap. Os estudos contemplam a criação de caprinos e ovinos, melhoria da ração animal, produção de mudas de coqueiro, mangaba, caju, cajá e umbu, além do cultivo de abacaxi pérola consorciado, adubação e manejo orgânico em fruticultura.
Os convênios foram firmados nesta semana e garantem a continuidade dessas pesquisas. O presidente da Empaer e da Asbraer, Nivaldo Magalhães, afirmou que eles possibilitarão aos pesquisadores avançar com os trabalhos em áreas fundamentais para a melhoria de setores produtivos. As pesquisas têm a coordenação do gerente de Projetos, pesquisador Wandrick Hauss de Sousa e contam com o acompanhamento do diretor de Pesquisa, Manuel Duré.
O presidente da FaspesqPB, Roberto Germano, destacou a importância da parceria com a Empaer, lembrando que os convênios vão permitir o custeio dos trabalhos dentro das estações experimentais, onde serão desenvolvidas as pesquisas. Também falou do espaço que surgiu para que estudantes de cursos técnicos possam conhecer os projetos em andamento.
Roberto Germano também observou a importância das bolsas de doutorado que a FepasqPB disponibilizou para suprir as necessidades de mão-de-obra especializada para a realização das pesquisas. “Nosso objetivo é fortalecer a atividade de pesquisa da Empaer, nossa parceira, com quem temos feito convênios visando fomentar pesquisa e custeio, com a visão no fortalecimento dos produtos dentro de cada unidade experimental da empresa”, comentou.