Notícias
Conselho deliberativo do Iphaep empossa 18 novos Conselheiros para o biênio 2019-2020
O Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais, órgão deliberativo do Iphaep, empossou, na tarde dessa quarta-feira (20), os Conselheiros que atuarão durante o biênio 2019-2020. Os novos membros do Conpec serão responsáveis pela análise, parecer, deliberação e, por fim, a aprovação (ou não) dos projetos arquitetônicos, paisagísticos e ecológicos que forem objetos de instrumentalização por parte dos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba. Os 18 nomes e seus respectivos suplentes foram indicados pelas entidades e homologados pelo Governador do Estado da Paraíba. A lista já foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP) terá como representantes: Carlos Alberto Farias de Azevedo e Natércia Suassuna Dutra; a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) terá como assentos os procuradores João Geraldo Carneiro Barbosa e José Farias de Souza Filho; o Ibama e/PB e a OAB/PB serão representados, respectivamente, por Ronilson José da Paz e Zanoni Carmo Arouck Ferreira e os advogados Wellison Araújo Silveira e Bruno Barsi de Souza Lemos.
Já pelo Iphan da Paraíba assumiram os arquitetos Raglan Rodrigues Gondin e Darlene Karla Araújo, enquanto que o Crea da Paraíba estará representado por Corjesu Paiva dos Santos e Raimundo Nonato Lopes de Souza. Já as entidades culturais, como Academia Paraibana de Letras (APL) e Associação Paraibana de Imprensa (API) indicaram, respectivamente, como conselheiros, Damião Ramos Cavalcanti e Itapuan Botto Targino e os jornalistas Afra de Paiva e Silva Soares e João Pinto Neto. Da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) tomaram posse: Ana Carolina Mendes Alves e Kennya Queiroz de Lima.
Entidades de meio ambiente também estarão presentes no Conpec neste biênio 2019/2020. A Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro (Comeg) reconduziu às discussões do Conpec: Maria Betânia Matos de Carvalho e a suplente Janizete Rangel Pontes Lins. Já a Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan) trouxe como titular Carlos Antônio Ribeiro da Silva e suplente Maria Rossana da Costa Silva, sendo que a Sudema indicou os representantes: Elisana A. Dantas da Silva e Nahya Maria Lyra Caju.
Da parte do IAB da Paraíba estarão participando das discussões do Conpec os arquitetos: Raissa Gonçalves Monteiro e Fabiano de Melo Duarte Rocha. Já o CAU/PB indicou João Cristianon Rebouças Rolim e Raimundo Nonato Lopes de Souza.
Completando a lista dos 18 novos conselheiros e seus suplentes, o Conpec terá representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Thyago Henriques de O. Madruga Freire e Gúbio Mariz Timóteo de Sousa Filho), da Procuradoria Geral do Estado (Felipe Tadeu Lima Silva e Lúcio Landim Batista da Costa) e da Federação de Municípios da Paraíba (Amaro Muniz Castro e Valério Moura Tomaz).
“Foi um momento importante, para apresentarmos as diretrizes que norteiam o Conpec e também conhecer alguns dos conselheiros que, pela primeira vez, participam, com voz e voto, das deliberações do patrimônio estadual”, revelou a diretora do Iphaep, Cassandra Figueiredo.
Segundo ela, preservar o passado, mas sem perder de vista o presente e o futuro das cidades paraibanas – em especial as que têm Centro Histórico ou bens culturais tombados – é a grande missão diária dos servidores do Iphaep. “Isto é ainda mais importante quando o projeto de recuperação ou requalificação tem a aprovação, o aval e a anuência dos 18 conselheiros do Conpec”.