Conselheiros municipais de saúde participam de encontro em Patos

publicado: 11/05/2018 00h00, última modificação: 20/05/2019 15h15

Aconteceu, nessa quinta-feira (10), no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, o encontro sobre controle social com todas as mesas diretoras dos conselhos municipais de saúde da regional Patos. Entre os objetivos da pauta, conduzida por técnicos da 6ª Gerência de Saúde, foram discutidas experiências, demandas, dificuldades, avanços de cada localidade, bem como fortalecimento da proposta para criação do Conselho Regional de Saúde.

José Leudo de Farias, gerente regional, destacou a importância que os conselhos municipais têm perante à sociedade, à comunidade que representam, como também de fiscalizadores na aplicação dos recursos que chegam ao município a serem aplicados na saúde inclusiva, de qualidade e resolutiva.

“O Conselho tem esse papel de acompanhar, fiscalizar, orientar e muitas vezes de acionar judicialmente quando o direito do usuário do SUS não está sendo respeitado. Ficamos felizes com a participação de todos nesse segundo de outros encontros que realizaremos ao longo deste ano”, comentou José Leudo.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Valdemir Bento, falou da relevância que há na criação do Conselho Regional, pela necessidade de maior acolhimento por parte dos conselhos nacional e estadual, para que as experiências possam servir para qualquer lugar do país, contribuindo para que a população venha a desfrutar de serviços de melhor qualidade.