Notícias

Consecult-PB prorroga mandatos de conselheiros da sociedade civil

publicado: 04/11/2020 16h19, última modificação: 04/11/2020 16h19

Os membros representantes da sociedade civil no Conselho de Cultura do Estado da Paraíba (Consecult-PB) tiveram seus mandatos – que haviam sido encerrados em 27 de setembro passado – prorrogados para até 15 dias antes de uma próxima eleição de conselheiros. Essa decisão foi tomada na manhã desta quarta-feira (4), em votação do próprio Conselho durante reunião ordinária realizada remotamente via internet.

A primeira proposta, lançada pelo assessor jurídico da Secretaria de Estado da Cultura, Filipe Nóbrega, prorrogava os mandatos até 31 de dezembro, quando se extingue o atual decreto federal que estabeleceu o estado de emergência nacional em função da pandemia da Covid-19.

Foi o secretário de Cultura, Damião Ramos Cavalcanti, que lançou a proposta que acabou passando no plenário. A próxima eleição de conselheiros ainda será marcada a depender da vigência, ou possível prolongamento, do estado de emergência em decorrência do coronavírus.

Formação - O Conselho Estadual de Política Cultural é constituído por 24 membros titulares e igual número de suplentes, conforme candidatura de cada Regional, sendo 50% do poder público e 50% da sociedade civil, ligados aos setores artístico-culturais, escolhidos dentre pessoas com efetiva contribuição na área cultural, de reconhecida idoneidade, residentes no Estado da Paraíba e nomeados por ato Governamental.

Os conselheiros com mandato estendido

Leonardo Bandeira Luna de Moraes

Severino Antônio da Silva

José Áfson Farias Cosme

José Roberto Soares de Souza

Sebastião César da Silva Lima

Saturno Segundo Fernandes de Medeiros

Maria do Socorro Freire Franco

Ubiratan Cortez Costa

Francisco Carlos Venceslau Vieira

Sebastião Sarmento Braga

Conceição Mayara da Silva Cardoso

Luciano Correia Marinho