Notícias
Conferência Estadual de Saúde encerra com eleição de delegados para a etapa nacional
Após três dias de palestras e debates sobre democracia e saúde, a 10ª Conferência Estadual de Saúde foi encerrada com a eleição de delegados que irão participar da etapa nacional em Brasília. Foram escolhidos 76 representantes entre os segmentos Usuário, Trabalhador e Gestor das três Macrorregiões para compor a delegação.
A Conferência teve como objetivo a avaliação da situação da saúde na Paraíba. Durante os dias de trabalho, foram elaboradas propostas a partir das demandas apresentadas, além de ter sido pautado o debate na necessidade do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As discussões foram baseadas em quatro eixos temáticos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do Controle social e os movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
A estudante Aline de Souza participou da conferência pela primeira vez para se aproximar e conhecer o processo de defesa do SUS e das políticas públicas de saúde. “O interesse por esse assunto ainda é limitado entre os estudantes, mas acredito que esse espaço de democracia e discussão é essencial para os futuros profissionais, para conhecer seu papel de contribuição na melhoria desse sistema. A conferência é um momento incrível, que deixa um terreno fértil para discussões das propostas e mostra a força da Paraíba com a união dos 223 municípios”, afirma.
Para o delegado do segmento trabalhador do município de Cajazeiras, Olivandro Duarte, o papel da saúde não é apenas evitar a doença, mas conhecer o usuário e promover bem-estar. “Trabalhar com saúde pública é saber ouvir os usuários, conhecer sua rotina, fragilidades e, a partir daí, defender as políticas que vão contempla-lo como pessoa dentro de um todo”. Ele explica que a conferência é um dos espaços onde a democracia acontece de verdade. “Os espaços de participação têm diversidade, não importa se sou trabalhador, usuário ou gestor. Aqui temos indígenas, quilombolas, negros, comunidades ciganas, povo de terreiro, comunidade LGBTQIAPN+ e vários outros segmentos da sociedade representados; todos com suas particularidades, mas reunidos em busca de um bem comum e praticando também a solidariedade”, detalha.
A secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, avalia a 10ª Conferência Estadual de Saúde como um movimento fundamental para a construção diária de um SUS eficiente. “Concluímos esse evento com a alegria de estar renovando o quadro de delegados, ampliando a representatividade na etapa nacional. A expectativa é que nossas propostas sejam levadas à Brasília, sobretudo o tema prioritário que foi solicitado no Plano Plurianual que é a instalação de uma rede de policlínicas no estado da Paraíba. Com isso, buscamos aumentar a assistência da média e alta complexidade de apoio e diagnóstico nas macrorregiões de saúde”, finaliza.
Ao todo, foram escolhidas 20 propostas para serem apresentadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, cinco de cada eixo. Na noite dessa sexta-feira (26), também foram apresentadas e votadas 13 moções feitas durante a conferência, 10 aprovadas na plenária final.