Notícias

Conferência discute Financiamento do SUS, Judicialização e Acesso à Saúde

publicado: 03/06/2019 17h06, última modificação: 03/06/2019 17h06

Começa nesta terça-feira (4) a 9ª Conferência Estadual de Saúde. Nesta edição, a discussão será em torno da ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS’, com os seguintes eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; Financiamento adequado do SUS.

Agenda que acontece a cada quatro anos, a Conferência é um fórum de debate que tem o objetivo de avaliar a situação da saúde no Estado, elaborando propostas a partir das necessidades encontradas, além de pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o grande impacto que a conferência traz para a gestão é a participação dos movimentos sociais na construção e análise da saúde na Paraíba. Ela afirma que a conferência dará subsídio para a construção do plano de saúde dos próximos quatro anos. “É um resgate da oitava Conferência Nacional de Saúde, que aconteceu em 86, e foi um marco para a criação do SUS”, observa.

A 9ª Conferência traz como convidados nomes de grande relevância no âmbito da saúde pública no Brasil para discutir os eixos temáticos do evento, a exemplo do professor do Departamento de Saúde Coletiva da Unicamp, Gastão Wagner. O convidado falará sobre o tema do evento, Democracia e Saúde. Com graduação em Medicina pela Universidade de Braília, Gastão possui especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Medicina Preventiva também pela USP e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além de professor titular na Unicamp, Gastão Wagner é membro do corpo editorial da revista Trabalho, Educação e Saúde e membro do corpo editorial da Revista Ciência & Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente em temas como democracia em instituições e gestão de instituições.

Além de Gastão Wagner, outros nomes relevantes participarão da 9ª Conferência Estadual como o professor em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Piauí, José Ivo Pedrosa, que falará sobre Saúde como Direito; a professora do Departamento de Medicina da UPE, Bernadete Perez Coêlho, que discursará sobre o eixo 2 da Conferência, a Consolidação do Princípios do SUS; o professor da Universidade da Paraíba, André Luis Bonifácio, que fará palestra sobre o financiamento adequado e suficiente para o SUS; o juiz Corregedor-Geral da Justiça da Paraíba, Marcos Coelho Sales, e a assessora da presidência do Conselho Federal de Medicina, Clarice Petramale, que abordarão um tema bastante discutido em nível nacional, a judicialiazação da saúde.

A 9ª  Conferência Estadual de Saúde acontece até a quinta-feira (6) no Espaço Cultural José Lins do Rego.