Notícias

Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba terá homenagem às festas juninas com música armorial

publicado: 22/05/2023 15h47, última modificação: 22/05/2023 15h49
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2023-05-22 at 15.44.35 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-22 at 15.44.35 (2).jpeg
WhatsApp Image 2023-05-22 at 15.44.35.jpeg

A Orquestra Sinfônica da Paraíba volta à Sala de Concertos nesta quinta-feira, dia 25 de maio, para apresentar o 3º concerto oficial da temporada 2023, prestando uma homenagem à cultura nordestina, especificamente às festas juninas, com a execução de “Terno de Pifes para Orquestra Armorial”, do compositor, pianista e regente pernambucano Clóvis Pereira. A apresentação começa às 20h30, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea e a participação, como solista, do clarinetista Alphonsos Silveira.

No programa, há também músicas de Gounod, Piazzolla e Beethoven. O concerto começa com a “Petite Symphonie”, do francês Charles Gounod, famoso principalmente por suas óperas e músicas religiosas. Depois, será a vez da música armorial “Terno de Pifes”, de Clóvis Pereira, brasileiro nascido em Caruaru (PE), que é compositor de frevos, caboclinhos, maracatu, obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica.

O concerto seguirá com a presença do clarinetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Alphonsos Silveira, na execução de “Allegro Tangabile para Clarinete e Cordas”, do bandoneonista argentino Astor Piazzolla, considerado o compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX. O grande final dessa apresentação da OSPB será a “Sinfonia nº 3, Op. 55 (Eroica)”, de um dos maiores nomes da música erudita mundial, o compositor alemão Ludwig van Beethoven.

“O concerto do dia 25 tem um repertório muito variado, pra todos os gostos”, disse o maestro Gustavo de Paco. “Vamos começar o concerto com uma obra só para sopros, a sinfonia chamada “Petite Symphonie”, do autor francês Charles Gounod. Tem flautas, oboés, clarinetes e trompas. Eu acho que é uma obra que faz muito tempo que não se faz, pelo menos desde 2005. Vai ser interessante porque normalmente se começa com cordas, e desta vez vai ser diferente, vamos começar com os sopros”, observou.

Sobre “Terno de Pifes”, de Clóvis Pereira, o maestro destacou a homenagem à cultura popular nordestina. “É uma obra no estilo armorial, que originalmente foi escrita só para duas flautas e percussão. Eu mesmo participei da gravação muitos anos atrás como instrumentista. E agora o maestro Clóvis fez uma adaptação com as cordas, também mantendo sempre as duas flautas e a percussão, que permite executar a obra no repertório sinfônico, digamos. Essa é nossa homenagem ao São João que está chegando aí”, afirmou.

O maestro falou também sobre outra homenagem nesse concerto, que será ao 25 de maio, data da liberdade da Argentina. “É uma das duas datas nacionais da Argentina, que comemora o dia em que a Argentina ficou livre da colonização espanhola, que foi 25 de maio de 1810. Como coincide com o nosso concerto, eu decidi fazer uma obra argentina. Então, vamos fazer a Allegro Tangabile, do famosíssimo Astor Piazzolla, que vai ser executada pelo solista clarinete Alphonsos Silveira, acompanhado das cordas. Essa vai ser a formação: só clarinete e cordas”, explicou o maestro Paco.

“Depois, nós teremos a terceira sinfonia de Beethoven, seguindo nossa ordem numérica da obra desse compositor. É a Sinfonia Eroica, que dispensa comentário pela sua grandiosidade. É uma obra que talvez esteja dentro das quatro mais famosas de Beethoven e uma das mais conhecidas no mundo”, finalizou.

O regente

Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Trabalhando na UFPB desde 1978, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico. É também membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980.

Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE), desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do país. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife, em 1996 e 1997, e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba. É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo jovens talentosos da região. Nesse organismo, foi diretor artístico e regente titular até 2010.

Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife, e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado. Em 2014, aceitou o convite da Prefeitura de João Pessoa para ser maestro assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal, onde permaneceu até 2018.

O solista

Natural de Sabará (MG), Alphonsos Silveira começou seus estudos em 2000 na Sociedade Musical São Sebastião/Sabará. Em 2006 tornou-se bacharel em clarineta pela Universidade do Estado de Minas Gerais e em 2021, mestre em interpretação/Clarinete pela Universidade de Évora/Portugal.

É clarinetista da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Banda Filarmônica Abdon Felinto Milânez, professor de clarinete da Banda Euterpe de Portalegre, Portugal, professor do Conservatório José Siqueira Paraíba, Artista Royal Global Clarinete, Artista MarcaReeds Palhetas e Artista Pro Team Silvertein Abraçadeiras.

Vencedor do concurso da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Minas Gerais e do IX Jovem Músico BDMG, o clarinetista foi solista junto a Orquestra Sinfônica de Chaco/Argentina, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Orquestra Sinfônica de Betim/MG, Orquestra Sinfônica Universidade do Estado de Minas Gerais, Banda Sinfônica Jose Siqueira - UFPB/PB e Banda Lira da Paz-Ravena/MG.

Criador do canal no YouTube “Clarinete Simples Assim”, Alphonsos desenvolve um trabalho de aulas de clarinete, ajudando aqueles que não tem acesso a professor.

Próximos Concertos – No mês de junho, haverá dois concertos: no dia 15, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, e no dia 8, da Orquesta Jovem, ambos na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e vale ressaltar que os idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. Os programas dos concertos ficarão disponíveis na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

SERVIÇO
Orquestra Sinfônica da Paraíba
3º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Solista: Alphonsos Silveira (clarinete)
Dia: 25 de maio (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito