Notícias

Concerto comemora lei que torna a OSPB Patrimônio Histórico e Cultural do Estado

publicado: 24/05/2019 11h47, última modificação: 24/05/2019 11h56
1 | 7
2 | 7
3 | 7
4 | 7
5 | 7
6 | 7
7 | 7
OSJPB - concerto comemorativo3_Thercles Silva.jpeg
OSJPB - concerto comemorativo2_Thercles Silva.jpeg
OSJPB - concerto comemorativo1_Thercles Silva.jpeg
OSJPB - concerto comemorativo_Thercles Silva.jpeg
OSJPB - concerto comemorativo_anne nunes.jpeg
OSJPB - concerto comemorativo_anne nunes (2).jpeg
OSJPB - concerto comemorativo_anne nunes (1).jpeg

“O nosso sentimento primeiro é de gratidão e em segundo reconhecer que agora nós estamos muito mais responsáveis pelo trabalho que desempenhamos aqui”. A declaração foi do maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba, no concerto comemorativo à Lei 11.330, de autoria da deputada estadual Cida Ramos, que tornou a OSPB Patrimônio Histórico e Cultural do Estado.

O concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba lotou a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, na noite dessa quinta-feira (23), e contou com as presenças da deputada Cida Ramos e da vice-governadora Lígia Feliciano. A apresentação teve regência do maestro Luiz Carlos Durier e a participação, como solistas, dos músicos Zácaro Pinto Feitosa e Marcel Marques.

A deputada Cida Ramos disse estar honrada em colaborar com o crescimento de uma instituição que é uma das mais importantes da história cultural da Paraíba. “Poder ser autora da Lei 11.330, que transforma a Orquestra Sinfônica da Paraíba em Patrimônio Histórico e Cultural do nosso Estado é dizer ao povo paraibano que uma instituição permanente de 74 anos se constituiu em um patrimônio cultural e social, que ela formou gerações e gerações de músicos e muito contribui para a cultura em nosso Estado”, destacou.

A Lei nº 11.330 foi publicada na edição do último sábado, 18 de maio, do Diário Oficial do Estado. “Nós estamos realmente muito felizes, surpreendidos com a iniciativa da deputada Cida Ramos, em confeccionar uma lei tornando a Orquestra Sinfônica da Paraíba um patrimônio histórico e cultural. Logro que essa lei possa trazer grandes benefícios para a orquestra, promovendo a sua atuação em toda Paraíba”, disse o maestro.

O concerto comemorativo teve como temática a música étnica das regiões de onde elas foram compostas. Música da Hungria, do Nordeste brasileiro, da Finlândia e da Irlanda. “São homenagens que os compositores prestam às suas terras, às suas identidades e a sua cultura. Nada melhor do que essa coincidência favorável da sanção da lei, tornando a orquestra patrimônio histórico e cultural, com música representativa de regiões do mundo inteiro”, ressaltou Durier.

No mês de junho, a Orquestra Sinfônica da Paraíba volta a apresentar concerto oficial no dia 13 e a OSPB Jovem no dia 20. Os concertos começam às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.