Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira realiza simpósio para discutir sobre saúde mental e Setembro Amarelo

publicado: 21/09/2023 16h18, última modificação: 21/09/2023 16h18
WhatsApp Image 2023-09-21 at 16.14.13.jpeg

Um espaço para o diálogo sobre a importância da saúde mental. O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira deu início, nesta quinta-feira (21), ao II Simpósio de Prevenção ao Suicídio. Este ano o tema é “Enfrentando o Invisível: A Importância da Saúde Mental no Setembro Amarelo”. A agenda é voltada para profissionais de saúde, estudantes e público em geral externo ao hospital e está ocorrendo na Escola de Saúde Pública da Paraíba até esta sexta-feira (22).

De acordo com o diretor geral do Juliano Moreira, Tércio Ramos, o evento é composto por diversas palestras e tem o intuito de mostrar a importância da saúde mental na vida de todos. Para ele, o desafio é fazer com que as pessoas entendam a importância da temática, junto ao diálogo, além de fomentar estudo, discussão e pesquisa em torno da prevenção ao suicídio.
“É importante lembrar que trabalhamos essa temática da saúde mental todos os meses do ano. Aproveitamos o Setembro Amarelo, que é um mês em que as atenções estão voltadas para o tema, para dar um destaque maior nas ações de prevenção, para reforçar como funciona a Rede Estadual quando se tratando de saúde mental e todos os fluxos. Nosso objetivo é conscientizar toda a sociedade seja profissional de saúde, estudante da área ou população em geral”, pontuou.
A secretária executiva de Gestão de Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Vivian Rezende, destacou a importância sobre esclarecer a população que o suicídio existe e por isso é preciso trabalhar a prevenção dando abertura ao diálogo. Ela reforça que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem trabalhando a humanização em todos os patamares e unidades de saúde e são essas ações que definem a gestão.
“Essa parceria só vem a somar, trazer esclarecimentos e intensificar o trabalho junto à população e aos colaboradores do Complexo sobre a importância do diálogo junto àquelas pessoas que estão passando por algum problema mental, ou por ideias suicidas. Essa abertura para a conversa é preventiva. O tratamento ao suicídio como tabu vem mudando nos últimos anos e esse trabalho intensivo no mês de setembro é para esclarecimento e prevenção desses fatos”, observou.
O evento contemplou palestras sobre a avaliação do risco de suicídio em profissionais de saúde, a relação entre o suicídio e o uso de drogas, o manejo do comportamento suicida, diálogos sobre a importância de acolher, entre outras. Estiveram presentes no evento representantes do Ministério Público Estadual e da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa.