Complexo Hospitalar de Patos realizou 1422 cirurgias no primeiro semestre

publicado: 13/07/2020 16h51, última modificação: 13/07/2020 16h51

Referência para urgência e emergência de 86 municípios do sertão paraibano e ainda para tratamento oncológico por meio do Hospital do Bem, o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, de Patos, também realiza diversos tipos de cirurgias. Relatório da unidade aponta que de janeiro a junho deste ano foram realizados 1422 procedimentos, sendo a maioria deles de cirurgias ortopédicas, com 653 procedimentos, seguidos de cirurgia geral, com 281 registros.

A terceira maior demanda de cirurgia do Complexo no primeiro semestre de 2020, de acordo com o relatório de gestão, foi de cirurgias oncológicas, entre as quais destacam-se as de mama e útero. As cirurgias vasculares ocuparam a quarta posição na unidade com uma demanda, neste período, de 175 procedimentos, enquanto as de bucomaxilo ficaram na quinta posição com 67 casos.

Houve ainda registros de nove cirurgias urológicas, quatro procedimentos de otorrino e ainda mais quatro cirurgias plásticas reparadora.  Em média, o Complexo realiza 142 cirurgias/mês. “A especialidade de ortopedia é a que responde por maior demanda de cirurgias da unidade, com um percentual de 44% do total de procedimentos, devido aos casos de acidentados que são encaminhados para cá, e boa parte dos quais necessita de algum procedimento cirúrgico em decorrência da gravidade das lesões”, explica a diretora geral do Complexo, Liliane Sena.

Ainda segundo a direção do Complexo, com a ampliação do número de leitos de UTIs e também, em breve, do bloco cirúrgico, a capacidade de atendimento da unidade será ampliada. “Há um projeto de ampliação já anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde que já iniciamos com a implantação de 20 novas UTIs Covid que, quando acabar a pandemia, poderão ser incorporadas aos serviços do hospital, que inclui ainda ampliação do nosso centro cirúrgico e outras intervenções já anunciadas pelo secretário, Geraldo Medeiros”, finaliza Liliane, lembrando que o Hospital do Bem passa, atualmente, por uma ampliação que vai permitir a incorporação de mais leitos, além dos 25 já existentes no local.