Notícias

Complexo Hospitalar Arlinda Marques realizou mais de 70 mil atendimentos pediátricos em 2023

publicado: 08/01/2024 17h35, última modificação: 08/01/2024 17h35

O Complexo Hospitalar Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), em João Pessoa, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, realizou mais de 70 mil atendimentos no ano de 2023. Desse total, foram 40.769 atendimentos ambulatoriais especializados e 33.307 de urgência. O Hospital é referência pediátrica em assistência de média e alta complexidade para toda a Paraíba.

Em relação aos atendimentos, 11.804 foram de pacientes fora da capital paraibana. No último ano, foram realizadas 2.356 cirurgias eletivas e 1.967 de urgência. A unidade ainda superou os índices de cirurgias ortopédicas, foram 251 procedimentos em 2023, maior número desde 2018.

De acordo com o diretor do Complexo, Daniel Gonçalves, o hospital vem passando por diversas melhorias estruturais e nos processos administrativos. “A unidade passou por renovação de pintura e por meio de convênio com a Energisa melhorou a eficiência energética, aprimorando a iluminação e a climatização do local. Além disso, também tivemos a instalação de três novas mesas cirúrgicas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, um investimento que complementou as ações de aprimoramento que foram realizadas no CPAM”, ressaltou.
Outras importantes ações foram realizadas durante o ano, como a abertura de serviços de otorrinolaringologia e alergologia, fortalecimento do Núcleo de Ações Estratégicas, garantindo maior resolução e satisfação dos usuários e acompanhantes. O CPAM também foi uma das unidades contempladas com renovação de poltronas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), instaladas na urgência e nos leitos de internação, trazendo mais conforto para a população assistida.

O diretor destaca ainda os serviços oferecidos pela rede cuidar, que fazem parte da rotina na unidade. “O Complexo Hospitalar Arlinda Marques atua no atendimento para a Caravana da Rede Cuidar, realiza mutirões anuais de forma itinerante, com o atendimento especializado para crianças cardiopatas, com pé torto congênito entre outros agravos, onde são atendidos e avaliados por uma equipe multidisciplinar, por meio aqui da unidade”, ressalta Daniel Gonçalves.

O CPAM realiza atendimentos ambulatoriais por meio de regulação, e 17 especialidades. Dentro do complexo também funciona o Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), cuja função é promover a proteção por meio da imunização de pessoas com condições especiais. Para este ano está prevista a reforma do complexo, com o investimento de R$ 20 milhões, pelo Projeto Amar, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).